Notícia

Semana da Leitura 2024: Alunos da Rede Municipal de Ensino protagonizam 2° dia da mostra do Projeto 'Ler, Apreciar e Encantar'

por Kamylla Salusto Publicado em 22/04/2024 às 08:15

Na noite da última quinta-feira (18), a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Picuí, esteve realizando o 2° dia da Mostra Ler, Apreciar e Encantar, em alusão à 11° Semana da Leitura vivenciada pela Rede Municipal de Ensino, em 2024. Nesta semana da leitura, intitulada como "Entre histórias e reinvenções: Celebrando as releituras dos grandes clássicos" foi de extrema importância no contexto da promoção da leitura social e da valorização da cultura literária, ao proporcionar espaço para exposição teatral e para a leitura compartilhada e a apreciação estética, estimulando assim o hábito pela leitura.

Na oportunidade, os alunos da Rede Municipal de Ensino protagonizaram as apresentações culturais, utilizando de diversas linguagens artísticas como o teatro, a dança, a música e a poesia, para enfatizar o acesso democrático ao mundo da literatura brasileira, de forma inclusiva e participativa. Abrindo oficialmente a Mostra "Ler, Apreciar e Encantar", a Fanfarra dos Programas Sociais Latuque - Arte na Lata, animou com muita musicalidade o público presente.

Com relações às apresentações culturais e artísticas da Rede Municipal de Ensino, os alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) das Salas de Recursos da Secretaria Municipal de Educação, abriram a segunda noite do evento com a interpretação teatral do reconto da história infantil "Os três porquinhos e uma nova aventura", emocionando a todos os presentes. Em seguida, o aluno José Lucenildo, da Educação de Jovens e Adultos - ciclo IV -  da Escola Municipal Tertuliano Pereira de Araújo, do sítio Pedreiras, apresentou a autobiografia de Patativa do Assaré, sob orientação da professora Jordânia Costa. Logo depois, a Escola Municipal Felipe Tiago Gomes apresentou a encenação  do  conto "O casamento da Emília", adaptado do clássico "Reinações de Narizinho", escrito por Monteiro Lobato. O conto trouxe a magia da leitura tendo como cenário o Sítio do Pica-pau Amarelo, onde o brincar num mundo do faz de contas faz o imaginário infantil e infanto-juvenil vivenciar a magia e aventuras tornando a leitura uma viagem fantástica. Esta bela apresentação teatral foi realizada pelos alunos  do 5º ano orientados pela professora Vera Lúcia de Souza. Em sequência, a Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, apresentou a encenação "Joaninha Independente", recitada em cordel, como uma releitura do famoso clássico “A Dona Baratinha” e inspirada na produção de Mari Bigio em “A Dona Baratinha em Cordel”, com a turma do 5º Ano B, coordenada pela professora Luana Pereira. Encerrando a noite, os alunos da Escola Municipal Ana Maria Gomes apresentou a releitura do "Auto da Compadecida" de Ariano Suassuna, através de uma peça teatral com dança e música, com os alunos do 6º ao 9º, sob a orientação dos professores Welson Azevedo e Valkíria Muniz, fechando com chave de ouro a segunda noite da Mostra "Ler, Apreciar e Encantar", celebrando a cultura e a criatividade juvenil. 

Este importante evento contou com a participação da Equipe Técnico-Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, bem como também das direções escolares, professores e membros dos conselhos municipais de controle social e demais convidados, pais de alunos, e os estudantes que protagonizaram a Semana da Leitura. 

Galeria de fotos