Notícia

Programa Mais Pecuária Brasil: Secretário de Agricultura Visita Produtores Rurais Picuienses Contemplados

por Kamylla Salusto Publicado em 09/05/2023 às 09:17

Na última semana, o secretário de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente, Ranieri Ferreira, esteve visitando duas famílias agricultoras em Picuí, que foram contempladas com programa "Mais Pecuária Brasil" que tem por finalidade promover a inseminação artificial para o melhoramento das raças bovinas, por meio de uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal e a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e dos Empreendedores Familiares do Brasil.


Na oportunidade, o secretário Ranieri pode conferir de perto os frutos deste importante programa que são os bezerros que foram gerados, a partir da inseminação artificial que é a biotecnologia mais simples e rápida para promover o melhoramento genético em bovinos. O processo é realizado da seguinte forma: na primeira etapa, é feita a identificação das vacas que estão saudáveis e aptas para a inseminação, em que é realizada a limpeza do animal e no botijão estão os sêmens armazenador em uma temperatura de 196 graus negativos e, logo após a palheta contendo o sêmen da raça específica do touro é retirado é aquecido a 37 graus e em seguida o material genético é depositado no aplicador é inserido na vaca. Para a CONAFER trata-se de um desafio e ao mesmo tempo uma grande oportunidade de contribuir significativamente com a qualidade bovina do município de Picuí.


Para o secretário de Agricultura, acompanhar de perto o desenvolvimento deste programa e os benefícios do melhoramento genético em bovinos para os produtores rurais do nosso município, é motivo de alegria e satisfação, especialmente em saber que toda a busca para efetivar esse benefício e o esforço da gestão de Picuí em fazê-lo acontecer começa a dar excelentes resultados.

 

Confira o vídeo, clicando aqui, e os registros fotográficos da visita técnica do secretário de Agricultura Ranieri Ferreira a duas comunidades rurais de Picuí, logo abaixo.

Galeria de fotos