Notícia

Picuienses e visitantes lotam o IFPB-Picuí para contemplar o eclipse solar anular

por Asscom/PMPicuí Publicado em 15/10/2023 às 02:03

Picuí  - uma das 23 cidades brasileiras contempladas com o “Projeto E-clipse 2023: Anel de Ouro da Ciência” – parou na tarde deste sábado (14) para admirar o eclipse solar anular que, na região, teve início às 15h40, atingindo o auge às 16h45. Na cidade, o ponto principal de observação preparado pela Prefeitura de Picuí, em parceria com o Instituto Federal da Paraíba, foi o próprio campus do IFPB. 


Com uma vista privilegiada por possuir uma ampla escadaria de frente para o poente, e contando com uma programação cultural, o ponto de observação montado no IFPB atraiu picuienses e visitantes de diversas cidades circunvizinhas. Em Picuí, o fenômeno começou a ficar visível por volta das 15h40, e foi apreciado por centenas de pessoas que, desde o início da tarde, esperavam ansiosamente para observar o evento.


Para viabilizar uma observação segura, a Prefeitura de Picuí disponibilizou cerca de 150 óculos de eclipses – equipamento onde os filtros diminuem em 99,99% a luz solar, barrando os raios ultravioletas e infravermelhos, que são nocivos à visão – que foram distribuídos para grupos de pessoas, que revezaram o equipamento. O IFPB também disponibilizou um telescópio. 


O prefeito Olivânio Remígio participou ativamente da observação do fenômeno e comentou a emoção que foi observar o eclipse solar anular: “é muito emocionante está aqui entre as centenas de pessoas que vieram observar um fenômeno raro da natureza, esta é uma tarde única, que ficará gravada para sempre na memória”, disse Olivânio. 


A programação cultural contou com a participação da cantora Aline Almeida, da Fanfarra da Escola Ana Maria Gomes, e do cordelista Kydelmir Dantas, que recitou o cordel “Eclipse Solar em Picuí”, escrito especialmente para o evento.


Confira as imagens:

Galeria de fotos