Notícia

Picuí terá um dos melhores tempos de observação do eclipse anular solar no Brasil

por AssCom/PMPicuí Publicado em 05/10/2023 às 07:48

O eclipse anular solar que vai acontecer no dia 14 de outubro, de acordo com o presidente da Associação Paraibana de Astronomia, Marcelo Zurita, será o maior evento astronômico do Brasil dos últimos 80 anos. Além disso, a Paraíba é um dos melhores estados para observar o fenômeno.


Segundo os cálculos do especialista, a cidade de Cajazeiras terá o maior tempo de duração do eclipse parcial (tempo que aquela região vê o eclipse como um todo) com 2 horas e 56 segundos. Já Pitimbu tem o menor tempo de duração do eclipse parcial, com 1 hora, 41 minutos e 29 segundos.


Entretanto, Sousa tem o maior tempo de duração do eclipse central (tempo que a Lua cobre o disco solar, também chamada de anularidade), com 4 minutos e 23 segundos. Pitimbu não poderá ver a anularidade, já que está dois minutos abaixo do limite sul de visão do eclipse.


Já a cidade de Picuí está no meio da faixa de anularidade, e terá um dos maiores tempos de duração do eclipse central, depois de Sousa:  4 minutos e 22,1 segundos – tendo o eclipse parcial, em Picuí, a previsão de durar 1h 49m 38s.


Marcelo lembra que nenhuma cidade da Paraíba verá o final do eclipse anular solar, já que o Sol vai se por antes do fenômeno
acabar. Em Picuí, o sol vai se por às 17h18.
  


Fonte: Jornal da Paraíba