PICUÍ SEMMEA 2023: DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE É CELEBRADO COM PALESTRAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

por Fabiana Agra Publicado em 06/06/2023 às 11:33

A "Semana Municipal do Meio Ambiente 2023" de Picuí teve a sua culminância nesta segunda, 05 de junho - data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente em dois eventos voltados para crianças e adolescentes picuienses, ambos realizados no Auditório Municipal Djailma de Lima Vasconcelos.

O primeiro evento, "Conscientização e Preservação do Bioma Caatinga", contou com a presença de cerca de 100 alunos das escolas municipais Ana Maria Gomes, Governador Flávio Ribeiro Coutinho e Professora Josefa Suelene Araújo Santos, e da EECIT Professor Lordão, que foram recepcionados pelo secretário de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente Ranieri Ferreira, pela diretora de Turismo e Meio Ambiente, Fabiana Agra, e pelos vereadores Jean Barros e Tony Henriques. Em seguida, Luis Carlos, coordenador da AFINK - Associaçao de Formação e Incentivo para o Nordeste Karente - proferiu a palestra "Projeto Muda", enquanto Ranieri finalizou o encontro com a palestra "Construção de uma consciência ambiental".

Na parte da noite, o NUCA-Picuí (Núcleo de Cidadania de Adolescentes do Selo Unicef), visando construir conhecimento sobre as questões ambientais e estimular discussões mais amplas sobre a proteção do meio ambiente, convidou o secretário Ranieri Ferreira para uma roda de conversa, cujo tema foi: "Seridó - a construção de uma consciêncial ambiental como forma de bem viver". Na atual edição do Selo UNICEF, os Nucas são estimulados a desenvolver ações que envolvam os seguintes temas: mudanças climáticas; prevenção da gravidez na adolescência; enfrentamento ao racismo e às violências; e o empoderamento de meninas e igualdade de gênero.

Ranieri Ferreira falou sobre a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente em Picuí: "dessa vez fizemos diferente, trouxemos meninas e meninos das escolas de nosso município, despertando neles o interesse para as questões ambientais, estimulando assim, a reflexão dos mesmos sobre suas ações relacionadas à natureza". Já Fabiana Agra lembrou que "é bem mais fácil inserir práticas ambientais corretas no cotidiano de crianças e adolescentes, do que começar esse trabalho com os adultos, que já tem arraigadas tantas práticas nocivas ao planeta. Se há uma saída para a viabilidade da nossa existência na Terra, essa está nas mãos da meninada de hoje, adultos de amanhã". Dessa forma, a SEMMEA 2023 cumpriu o seu objetivo, que é o de formar e informar nos aspectos ambientais, em especial acerca do bioma Caatinga", complementou.