Picuí realiza a 3ª Conferência Municipal de Cultura

Publicado em 30/10/2023 às 08:29

Na última sexta, 27 de outubro, aconteceu a 3ª Conferência Municipal de Cultura de Picuí, realizada no Auditório Municipal “Djailma de Lima Vasconcelos”. Com o tema geral "Democracia e Direito à Cultura", o evento objetivou promover debates e eleger propostas para o fortalecimento da cultura local, além de estimular a participação ativa da comunidade artística e cultural.

O evento foi uma realização do Departamento de Cultura, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, a conferência foi dividida em seis eixos temáticos e abordou questões fundamentais para o desenvolvimento cultural:

Eixo I – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;

Eixo II – Democratização do acesso à cultura e Participação Social;

Eixo III – Identidade, Patrimônio e Memória;

Eixo IV – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;

Eixo V – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;

Eixo VI – Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

Durante o evento, os participantes debateram ideias, elegeram propostas relevantes para a cultura local e elegeram delegados que representarão Picuí na etapa estadual da conferência, que acontecerá de 16 a 18 de novembro, em Campina Grande.

Os resultados e propostas discutidos durante a 3ª Conferência Municipal de Cultura serão levados para a Etapa Estadual da Conferência, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas e aprimoramento do setor cultural como um todo.

A 3ª Conferência Municipal de Cultura de Picuí representa também a Etapa Municipal da 4ª Conferência Nacional de Cultura, que será realizada dos dias 4 a 8 de dezembro de 2023, em Brasília (DF).