Pela primeira vez, Picuí é inserido no Mapa Turístico da Paraíba

por AssCom, com informações da FAMUP Publicado em 14/08/2019 às 03:20

Dos 223 municípios da Paraíba, 68 farão parte do Mapa Turístico Brasileiro 2019. A lista completa é formada por municípios das regiões do Agreste, Brejo, Cariri, Rota Sanhauá, Seridó e Curimataú, Trilha dos Potiguaras e Trilha dos Tabajaras, Vale do Mamanguape, Vale dos Dinossauros e Vale dos Sertões. Das regiões do Seridó e Curimataú, apenas Picuí e Araruna farão parte do novo mapa; os demais municípios de ambas as regiões ficaram de fora, devido a não observância do chamamento feito através da articulação estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado. Ao ser excluído do mapa, o município fica impossibilitado de obter recursos financeiros por meio da programação orçamentária do Ministério do Turismo.

O prefeito Olivânio Remígio destacou a importância de Picuí passar a fazer parte do Mapa Turístico Brasileiro: “A nossa gestão prima pelo compromisso com o território e com o povo picuiense, motivo pelo qual, tão logo fomos informados da atualização do mapa, não medimos esforços para atender às exigências do Ministério do Turismo e, bem antes do prazo final, todos os critérios foram atendidos e a documentação enviada para a Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico. Vamos começar um grande trabalho em termos arqueológicos, através de convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e a Universidade Estadual da Paraíba, para a realização do trabalho de preservação dos sítios arqueológicos e históricos do nosso município. E já estamos trabalhando, com afinco, para a formalização do Geoparque Seridó Paraibano. Inclusive, durante a visita do arqueólogo doutor Juvandi de Souza a Picuí, no mês de junho, conversamos sobre a viabilidade desta proposta", disse o prefeito.

A diretora de Turismo e Meio Ambiente de Picuí, Fabiana Agra, ressaltou o trabalho coletivo realizado, que culminou na inserção do município de Picuí no Mapa Turístico: “A entrada de Picuí no Mapa Turístico da Paraíba só foi possível graças a um esforço coletivo; destaco, em especial, a sensibilidade do prefeito Olivânio acerca do chamamento do MTur e do procurador jurídico Joagny Dantas, que preparou os projetos de lei em tempo recorde; ademais, ressalto a responsabilidade demonstrada pelos integrantes da Câmara Municipal, que votaram por unanimidade as leis que viabilizaram a criação do Departamento de Turismo e Meio Ambiente e da criação do Conselho Municipal de Turismo; e, principalmente, o compromisso dos integrantes do COMTUR, pois, sem um Conselho ativo, jamais teríamos conseguido finalizar a documentação exigida pelo MTur.”

Fabiana Agra explicou ainda que foram cerca de treze exigências a serem cumpridas para que Picuí pudesse ingressar no Mapa Turístico da Paraíba: “Só para explicitar, Picuí preencheu, em tempo hábil, os critérios exigidos, dentre eles: ter órgão de Turismo e dotação orçamentária para o setor nos novos critérios para 2019; ter Conselho Municipal de Turismo criado por lei e ativo e ter empreendimentos cadastrados no Cadastur, sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo, dentre outras exigências. Então, fizemos o dever de casa, e agora vamos aguardar a portaria do MTur, que atualizará o Mapa Turístico Brasileiro”, finalizou Fabiana Agra.

O Mapa do Turismo Brasileiro é atualizado bienalmente pelo Ministério do Turismo e constitui-se no instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas tendo como foco a gestão, a estruturação e a promoção do turismo de forma regionalizada e descentralizada. As informações de cada município são lançadas pelo governo estadual ao qual a cidade responde no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo.

O cadastro para a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro começou em abril, e a previsão é de que o Ministério do Turismo publique, ainda no mês de agosto, a portaria com o total de municípios e regiões turísticas do Mapa. Existente desde 2013, o atual Mapa (2017-2019) abrange 3.285 cidades, divididas em 328 regiões turísticas.