ODE 2024: Picuí marca presença na audiência pública do Orçamento Democrático Estadual

por Colaboração da ASCOM do Governo do Estado da Paraíba Publicado em 05/05/2024 às 08:08

O governador João Azevêdo deu início, na noite desta última sexta-feira (3), na cidade de Cuité, sede da 4ª região geoadministrativa, ao ciclo de audiências públicas regionais do Orçamento Democrático Estadual 2024. Na ocasião, o chefe do executivo fez entrega de benefícios para a região – representando um investimento superior a R$ 12,6 milhões –, prestou contas das ações demandadas no ano passado, que somam mais de R$ 750 milhões, e dialogou com a população.

Na oportunidade, o município de Picuí marcou presença, através do prefeito Olivânio Remígio, da população picuiense e do grupo musical Latuque - Arte na Lata, que fez uma importante apresentação cultural envolvendo todos os presentes. A audiência, que aconteceu no ginásio da Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Jornalista José Itamar da Rocha Cândido e registrou a presença de mais de 4 mil pessoas dos 12 municípios que integram a região do Seridó e Curimataú, marca a etapa de consulta popular que definirá as prioridades de investimentos para o orçamento do próximo ano.

Durante a audiência, a população da região pôde apresentar as próprias demandas e sugestões para os investimentos públicos em áreas como saúde, educação, incentivos ao esporte paradesporto, investimentos na zona rural, entre outras.Também participaram da audiência o vice-governador Lucas Ribeiro, o secretário de estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins, o secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, entre outros integrantes da equipe de auxiliares e técnicos do governo, além de prefeitos. Dentre as demandas apresentadas, o grupo de mães atípicas de Picuí, solicitou um Centro do Autismo para o município de Picuí, de forma a melhor atender as demandas e necessidades de saúde das crianças com transtorno do espectro autista. A atleta paralímpica da cidade de Picui, Yasmin Gabrielly Martins, representando todos os atletas paralímpicos da região utilizou a tribuna do Orçamento Democrático Estadual e solicitou ao governador João Azevedo, um complexo esportivo para Picuí. A Atleta é aluna da Emef Ana Maria Gomes e faz parte do Programa Paraíba Paralímpica Pólo Picuí, que é coordenado pelo picuiense Josemário Silva. A Atleta é atualmente a recordista brasileira nas provas de Atletismo Paralímpico de 100 e 200 metros. Outras demandas importantes solicitadas para o município de Picuí, pela advogada e jornalista picuiense, Fabiana Agra, com relação à pavimentação asfáltica para o distrito de Serra dos Brandões, a pavimentação do acesso à ECIT Professor Lordão e a limpeza do açude Várzea Grande.

Vale ressaltar que o governador João Azevêdo destinou obras e serviços, na abertura da audiência, que somam R$ 12,6 milhões, entre elas, manutenção, construção e reforma de escolas; construção de quadras poliesportivas; entrega da reforma da 4 ª Gerência Regional de Saúde de Cuité; implantação do serviço de hemodiálise de Picuí, no valor de R$ 2,9 milhões; entrega de escrituras de casa da cidade de Pedra Lavrada e 26 moradias entregues a populares de Sossego, no valor de R$ 1,1 milhão; além de construção de passagens molhadas em cidades da região e microcrédito por meio do programa Empreender PB.

Prestação de contas -  Dentre as ações prestadas contas, o governador João Azevêdo destacou que a 4ª região recebeu mais de R$ 750 milhões de investimento, entre os anos de 2023 e 2024. “Educação, estradas e esporte e lazer foram as prioridades eleitas aqui pela região no ciclo do ano passado e nós trouxemos aqui hoje uma resumida prestação de contas de algumas áreas, além dessas eleitas pela população que somam mais de R$ 750 milhões”, disse João Azevêdo. Na educação, o governo assinou convênio com os municípios que somam mais de R$ 24,4 milhões, para a  construção de escolas, creches e ginásios, além de aquisição de equipamentos e transportes escolares, entre outras ações, como a destinação de mais de R$ 4,3 milhões em reformas e manutenções de outras 10 escolas; a construção da nova Escola Cidadã Integral, da cidade de Nova Floresta, no valor de R$ 5,7 milhões; entre outras. Na área da estradas e mobilidade, os investimentos prestados contas somam um montante de R$ 47,5 milhões, com pavimentações asfálticas, calçamentos e travessias urbanas em toda a região. João Azevêdo ainda falou sobre os investimentos realizados na área da saúde, segurança pública, recursos hídricos, desenvolvimento humano, habitação, agricultura familiar e cultura. As pautas sobre estradas e mobilidade, esporte e lazer e política para pessoa com deficiência foram as prioridades eleitas pela população da região para os direcionamentos dos gastos públicos do governo do próximo ano orçamentário para a 4ª região. Na ocasião, o governador João Azevêdo anunciou que, até o próximo ano do ciclo do Orçamento Democrático, vai implantar o Centro de Apoio ao Autista da região, uma demanda muito reivindicada nesta noite, inclusive pelo grupo de mães atípicas de Picuí, e muito aplaudida por todos.

A votação das prioridades continua no site votacaoode.pv.gov.br, no qual a pessoa pode escolher até três ações, obras e/ou serviços que gostaria que fossem implementadas em suas respectivas regiões. Ao se cadastrar, também haverá a opção de se inscrever no programa “Nota Cidadã” e concorrer a prêmios.

O Orçamento Democrático Estadual é responsável pela promoção da cidadania participativa na Paraíba e tem o objetivo de fomentar o empoderamento popular nas tomadas de decisões governamentais e dos gastos públicos. As audiências públicas representam o momento em que a população é convidada a dialogar diretamente com o governo e eleger as prioridades de investimentos para todas as regiões do Estado.