Em Picuí, Secretaria de Educação realiza formação referente ao Programa Alfabetiza Mais Paraíba

por Kamylla Salusto Publicado em 02/05/2024 às 10:16

Na manhã do último sábado (27), foi realizado um momento importante de formação com os professores da Rede Municipal de Ensino sobre o Programa Estadual Alfabetiza + Paraíba - Veredas da Leitura e da Escrita, sob a coordenação da responsável pela equipe técnica pedagógica, Maria de Fátima (Leca), no Auditório Municipal.

Na oportunidade, estiveram presentes os professores e gestores escolares que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Picuí, de forma que estes profissionais contaram com um dia bastante produtivo de construção do conhecimento pautado na dialogicidade e no compartilhamento de vivências e experiências contribuindo de forma significativa para  a sua atuação em sala de aula, com os alunos.

Este evento foi promovido pela Prefeitura de Picuí, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto em parceria com o Governo do Estado da Paraíba e teve por finalidade proporcionar um momento para qualificação profissional dos professores que atuam na Rede Municipal de Ensino de Picuí.

Segundo o Governo do Estado da Paraíba, o Pacto Alfabetiza Mais Paraíba foi lançado em maio de 2023 pelo Governo do Estado, por meio da SEE-PB, e envolve formação de professores, entrega de material didático complementar e estímulo às melhores práticas educacionais. O programa tem como propósito combater o analfabetismo, promovendo a inclusão social por meio da alfabetização. Reconhecendo a importância fundamental da alfabetização para o desenvolvimento pessoal e social, o pacto visa oferecer a oportunidade de adquirir habilidades básicas de leitura e escrita. A abordagem personalizada do programa, adaptada às necessidades de cada aluno, é destacada como essencial. Em 2023, por exemplo, 37 mil estudantes das redes municipais e estadual passaram por uma avaliação de fluência com objetivo de diagnosticar a capacidade de leitura e oralidade dos alunos e iniciar as estratégias específicas para cada escola corrigir os déficits de aprendizagem. Sendo assim, este importante programa vem contribuindo significativamente com a educação do município de Picuí.