Notícia

Adolescente do NUCA-Picuí é destaque no site do Selo Unicef

Publicado em 21/09/2023 às 10:16

Nesta semana, Luan Mateus Dantas Bezerra, integrante do Núcleo de Cidadania de Adolescentes de Picuí, foi destaque no site nacional do Selo Unicef. A matéria também traz algumas atividades desenvolvidas pelos adolescentes do NUCA-Picuí.


Confira a matéria:


“Há nove meses integrando o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) de Picuí, município localizado na região da Borborema da Paraíba, Luan Mateus Dantas Bezerra, de 15 anos, não imaginava que sua vida mudaria tanto após aceitar o convite de ingressar no grupo.  Estratégia do Selo UNICEF para garantir a participação cidadã de adolescentes, o NUCA tem sido o espaço que ele encontrou fortalecer seu senso crítico, ativismo e protagonismo.

A participação de Luan no NUCA de Picuí iniciou no mesmo período em que a pauta de mudanças climáticas começou a ser trabalhada com os adolescentes através das ações do Selo UNICEF. Desde então, o tema se tornou prioridade para a turma do NUCA do município. Produção de brinquedos reciclados, trilhas, distribuição de mudas de plantas, rodas de conversa e até a produção de um minidocumentário foram algumas das atividades já desenvolvidas (e em desenvolvimento) durante a campanha #EntrenoclimaUNICEF.

A entrega das mudas foi uma das ações que mais gostei. Tive a oportunidade interagir com o público da feira da minha cidade e conscientizar as pessoas, explicando com as mudas devem ser plantadas, se no sítio ou nas casas da cidade, a importância plantas para a comunidade. Foi uma experiência muito gratificante. Tudo que eu vivenciei não será apagado. Esse conhecimento ficará comigo e poderei repassar para outras pessoas para que elas possam entender os impactos das mudanças climática nas suas vidas”, disse o adolescente, que é estudante do 1º ano do ensino médio.

Outra ação que também mobilizou o NUCA de Picuí foi produção e distribuição de brinquedos com materiais reciclados e jogos educativos para alunos do ensino fundamental do município. Com papelão, garrafas e tampas pets, canudos, caixas de fósforos, rolo de papel higiênico, latinhas, entre outros materiais, foram produzidos brinquedos como vai-e-vem, campo de futebol, jogo de boliche e de tabuleiro e zé bocão. “Levamos tudo que produzimos para os alunos do 1º ao 5º ano. Tratamos educação ambiental com os brinquedos e jogos. As crianças se entrosaram e participaram das brincadeiras de forma criativa”, explicou Luan.

O adolescente considera o aprendizado que vem colhendo neste período é uma experiência incrível. “Nos nossos encontros e atividades aprendemos sobre a fauna e flora da região, sobre como a caça na nossa cidade é preocupante, sobre as doenças de veiculação hídrica, desmatamento, desertificação e outros assuntos. Meu pensamento mudou desde que comecei a conhecer a questão climática. Se eu mudei, também podemos mudar o outro. Se for uma pessoa só, já vele a pena”, disse o jovem.