Prefeitura de Picuí realizou 5º Conferência Municipal de Saúde

Do(a) Secretaria de Saúde por Janderye Macedo | Publicado em 15/04/2019 às 18:12

Prefeitura de Picuí realizou 5º Conferência Municipal de Saúde

A Prefeitura de Picuí, por meio da Secretaria de Saúde realizou durante todo o dia de hoje a 5º conferência municipal de saúde tendo como tema ‘Saúde como Direito, consolidação e Financiamento do SUS’ e o objetivo de debater o tema com foco na saúde como direito e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Estiveram presentes, além de todas as equipes de saúde da família e demais profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) do município, o Prefeito de Picuí, Olivânio Remígio, a Secretária de Saúde Janaína Almeida, a coordenadora do evento, Airy Lima, representante da quarta gerência regional de saúde, Natália Fernandes, representantes do poder legislativo vereadores Jean Barros e Jozelma Dantas e o palestrante do evento, Nelson Calzavara de Araújo.

Foi realizada a leitura do regimento interno da conferencia e a palestra com o tema ‘Financiamento do SUS’. O evento ainda discutiu sobre avaliação da situação de saúde, elaboração de propostas a partir das necessidades de saúde e participação da construção das diretrizes do Plano Plurianual – PPA e dos Planos Municipais, Estaduais e Nacionais de Saúde no contexto dos 30 anos do SUS.

Foram estabelecidos os três eixos temáticos da conferência seguindo o regimento interno que foram: Saúde como Direito; Consolidação dos Princípios do SUS; Financiamento adequado e suficiente para o SUS. Ao final das apresentações de propostas dos grupos de trabalho dos eixos, foram apresentados, discutidos e votados.

Ao final do evento aconteceu a eleição dos delegados e delegadas que irão representar o município na Conferência Estadual que acontecerá entre os dias 04 a 06 de junho sendo eleitos os seguintes: Josefa Silva Santos como usuário do Sistema Único de Saúde e Ayri Ismênia de Lima Medeiros como trabalhadora da saúde. Na suplência foram eleitos Joane Medeiros como usuária do SUS e Marcelo de Araújo Santos como trabalhador da saúde.

• dsc4155.jpg
  • dsc4165.jpg
  • dsc4137.jpg
  • dsc4211.jpg