Picuí participa do 6º Ciclo de Formação do Selo UNICEF, e se destaca

por AssCom/PMPicuí Publicado em 17/04/2024 às 11:51

A Prefeitura de Picuí participou na última terça-feira, 16, do 6º Ciclo de Formação do Selo UNICEF "Avaliando Conquistas & Identificando Desafios", realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O evento aconteceu no Centro de Convenções de João Pessoa.

O encontro foi promovido pela Associação de Defesa da Educação, Saúde e Assistência Social – ASSERTE, que é a implementadora do Selo UNICEF nos estados de Pernambuco, Paraíba, e Alagoas, e, teve o objetivo de fortalecer as políticas municipais de promoção, garantia e defesa dos direitos de crianças e adolescentes – além de apoiar e mobilizar os municípios do polo João Pessoa, do estado da Paraíba, que participam do Selo, no desenvolvimento das atividades finais da edição 2021-2024.

Durante o encontro, as equipes municipais tiveram oportunidade de fazer uma revisão geral de entregas, prazos e metodologia de certificação. A Prefeitura de Picuí esteve representada pela secretária de Educação, Cultura e Desporto, Maria da Guia Lucena; da advogada Fabiana Agra, articuladora do Selo e diretora de Turismo e Meio Ambiente da Prefeitura de Picuí; e da assistente social Luana Silva, coordenadora do CREAS e integrante do CMDCA-Picuí.

O evento ainda promoveu a ação “Articulação Nota 10”, que deu ênfase ao rol de municípios que adimpliram todas as entregas exigidas pela UNICEF, para a certificação. Vale destacar que Picuí está entre as cidades da Paraíba com 100% das entregas concluídas.

Para a articuladora Fabiana Agra, as atividades desenvolvidas por meio do Selo são fundamentais para o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a garantia e defesa dos direitos de crianças e adolescentes. E que “o fato de Picuí encontrar-se entre os municípios que fizeram todas as entregas e executaram todas as atividades propostas, prova o quando a equipe gestora da certificação está empenhada, tem recebido todo o suporte necessário da Gestão Municipal, e o quanto o município tem avançado nas mais diversas políticas públicas”, justificou Agra.

SELO UNICEF - O Selo UNICEF é uma premiação concedida pela UNICEF que atribui reconhecimento internacional a municípios do semiárido e da Amazônia Legal que cumprem com os requisitos de desenvolvimento de políticas públicas voltadas à promoção e consolidação dos direitos das crianças e adolescentes. A avaliação para concessão do selo leva em consideração indicadores sociais e o histórico do município na realização de ações que busquem o cumprimento integral da Convenção Sobre os Direitos da Criança e do Estatuto da Criança e do Adolescente.