Notícia

IFMA e MCTI promovem em Picuí observação de eclipse solar

por AssCom PMPicuí Publicado em 06/10/2023 às 08:41

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), realizará um grande evento de observação astronômica, nas regiões Norte e Nordeste do país, do eclipse solar anular, no dia 14 de outubro. São pelo menos 23 cidades participantes, nas quais foram montados, em campi da Rede Federal e em escolas da educação básica, pontos de observação abertos para toda a comunidade, especialmente alunos e professores. A celebração marcará a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2023 em todo o país.

 A observação do fenômeno é o apogeu do “Projeto E-clipse 2023: Anel de Ouro da Ciência”, que distribuiu mais de vinte e cinco mil óculos para observação do eclipse a campi de institutos federais e escolas selecionados para participar do evento. Também foram qualificados mais de 200 professores de educação básica para participar da ação. O projeto auxiliou ainda as secretarias municipais de educação na definição da programação cientifica cultural para o dia 14 de outubro.

 As cidades foram selecionadas conforme a possibilidade geográfica de melhor observação do eclipse anular solar. O objetivo é promover uma chance para as comunidades dos municípios envolvidos poderem testemunhar o raro fenômeno celeste, com acompanhamento de equipes técnica treinadas e com equipamentos que permitem melhor visualização.

 O evento também será transmitido ao vivo a partir dos municípios envolvidos, com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB), além dos equipamentos e técnicos do Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) do MCTI. A transmissão oficial também ocorre pela TV IFMA, no Youtube, a partir do IFMA Campus Imperatriz.

 

Confira os locais participantes:

Amazonas (Tefé e Coari)

Tocantins (Araguaína e Tocantinópolis)

Pará (Parauapebas, São Felix do Xingu e Xinguara)

Maranhão (Carolina, Imperatriz, Grajaú, São João dos Patos e São Raimundo das Mangabeiras)

Ceará (Iguatu, Juazeiro do Norte e Tauá)

Piauí (Floriano, Oeiras e Picos)

Rio Grande do Norte (Caicó e Parnamirim)

Paraíba (Patos, Picuí e Sousa)

  

Eclipse solar anular

No eclipse solar anular, a lua se alinha com a Terra e o Sol, cobrindo a maior parte do disco solar, formando uma espécie de anel brilhante ao redor da borda.

 

Sobre o projeto E-clipse 2023 IFMA/MCTI

É um projeto de popularização da ciência que tem como objetivo promover uma grande celebração da Astronomia nas regiões norte e nordeste do Brasil, por ocasião do eclipse anular solar que acontecerá em 14 de outubro de 2023.

 

Sobre a SNCT 2023

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi estabelecida no ano de 2004 por meio de Decreto Presidencial. Ela é realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio da Coordenação da Popularização da Ciência (CGPC/DEPEC/MCTI) e no ano de 2023 terá sua 20ª edição.

 

 Fonte: Ascom/IFMA