Notícia

Picuí participa do “Encontro Estadual da BAV – Imunizar é cuidar: quem ama vacina”

Publicado em 23/10/2023 às 09:19

Na última sexta, 20 de outubro, Fabiana Agra, Isabelly Roque (articuladora e mobilizadora da Educação do Selo Unicef em Picuí, respectivamente) e Iasmin Macedo (coordenadora da Imunização da Secretaria de Saúde) participaram do “Encontro Estadual da BAV - Imunizar é cuidar: quem ama vacina",  em João Pessoa, que aconteceu no auditório do Centro de Tecnologia da UFPB, em João Pessoa.

 

Este foi o primeiro evento presencial do UNICEF e da Asserte para capacitar os municípios sobre a BAV, estratégia do UNICEF para apoiar os municípios na garantia da imunização infantil.

 

O encontro teve o propósito de debater as estratégias para ampliar a cobertura vacinal, através de um trabalho intersetorial, com engajamento da população, diálogo com as famílias e o envolvimento dos serviços.

 

A Plataforma Busca Ativa Vacinal (BAV), desenvolvida pelo UNICEF, objetiva apoiar os municípios na garantia das coberturas vacinais preconizadas pelo Ministério da Saúde na proteção de crianças.

Esses indicadores, que integram o Resultado Sistêmico 1 do Selo UNICEF, correlacionam-se aos esforços da implementação da estratégia Busca Ativa Vacinal nos municípios, a qual contribuirá para o aumento da vacinação e, assim, promoverá o alcance da meta do Selo UNICEF de 95% de cobertura, estabelecida pela Organização Mundial de Saúde.

 

Para a maioria das vacinas é necessário que a cobertura vacinal seja de 95%, como é o caso da Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) e Poliomelite. Essas metas são determinadas pela Organização Mundial da Saúde e pelo Programa Nacional de Imunizações. Quanto maior a proporção de pessoas que estejam vacinadas e saudáveis, menor é a chance de transmissão de uma doença em que os vírus e bactérias estejam circulando. Pessoas não vacinadas podem estar infectadas e não apresentar nenhum sintoma, ou seja, podem estar transmitindo a doença sem saber.

 

Com isso, para que os municípios garantam uma cobertura vacinal assertiva, o UNICEF está desenvolvendo a Busca Ativa Vacinal (BAV) que fornece uma plataforma tecnológica inovadora para contribuir no aumento da cobertura vacinal e atingir as metas preconizadas.