PICUÍ SEDIA REUNIÃO DA COMISSÃO INTERGESTORES BIPARTITE - CIB

Publicado em 26/07/2019 às 02:54

PICUÍ SEDIA REUNIÃO DA COMISSÃO INTERGESTORES BIPARTITE - CIB

Picuí sediou a 143ª Reunião Ordinária Descentralizada e Ampliada da Comissão Intergestores Bipartite – CIB/PB, bem como a I Assembleia Geral 2019 do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social da Paraíba COEGEMAS-PB. O evento aconteceu durante a manhã desta quinta (25), no Auditório Municipal “Djailma de Lima Vasconcelos”, e contou com a presença de dezenas de secretários municipais de assistência social e equipe técnica da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, representada por Jaciana Magalhães, diretora do Sistema Único de Assistência Social, além de Naura Ferreira (presidente do COEGEMAS-PB) e Gilmara Oliveira (presidente do Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS).

O prefeito Olivânio Dantas Remígio fez a abertura do evento, saudando os presentes e ressaltando que: “Nós precisamos pautar, lutar e resistir, e nada melhor do que as reuniões descentralizadas, porque nelas conseguimos dialogar outros assuntos de trabalhos realizados nos municípios. Em Brasília, conseguimos pautar com os nossos parlamentares sobre a defesa do SUAS; partiu de Picuí este debate e nós queremos irradiá-lo para a Paraíba, com vistas a fortalecer esta luta.”

Keiles Lucena, secretária de Assistência Social e representante do CONGEMAS, acolheu os presentes e pontuou: “É preciso ter força, disposição e compromisso para abraçar a causa pelo qual todos estão aqui, a defesa do SUAS. Estar conosco nesta luta é fazer a política do SUAS acontecer em nosso município, dialogando com aqueles que são formadores de opinião e, principalmente, com os usuários, os trabalhadores do SUAS, vereadores e a própria gestão municipal. Este momento é de união, participação e comprometimento”.

Em seguida, o Grupo Latuque – Arte na Lata, formado por crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realizou uma apresentação cultural, encerrando a acolhida picuiense aos presentes.

A reunião da CIB/PB teve como pauta: a) avaliação do Pacto de Aprimoramento da Gestão – SEDH; b) processo conferencial 2019 – CEAS; c) Desafios da proteção socioassistencial em contexto de restrição fiscal; e d) mobilização nacional em defesa do SUAS. Já a pauta principal do COEGEMAS foi a eleição para escolha dos delegados que irão representar a Paraíba no 21º Encontro Nacional do CONGEMAS, que acontecerá em Belém-PA, de 7 a 9 de agosto.

A CIB reúne gestores estaduais e municipais da Política de Assistência Social, sendo um espaço de efetivação das negociações e pactuações entre Estado e Municípios para operacionalização da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A Comissão reúne-se mensalmente e é composta por 14 membros, sendo sete representantes do Governo Estadual e outros sete representantes dos municípios.

Imagens do evento:

• 02.jpeg