Picuí realiza a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social

Publicado em 28/09/2019 às 03:32

Picuí realiza a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social

Na quinta-feira, 26 de setembro, o Conselho Municipal de Assistência Social-CMAS, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Prefeitura Municipal de Picuí, realizou a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Assistência Social: Direito do povo, com financiamento público e participação social”.

A abertura oficial da conferência foi realizada pela presidente do CMAS, a senhora Maria de Fátima Gomes da Silva Santos, que enfatizou o contexto atual, de negação da realização da Conferência Nacional de Assistência Social, e o processo de luta para a manutenção deste importante espaço de participação social. Em seguida, a Secretária de Assistência Social, a senhora Keiles Lucena de Macedo acolheu os trabalhadores do SUAS e convidados presentes, agradecendo à presidente do CEAS, Gilmara de Oliveira, pela contribuição enquanto palestrante. Keiles Lucena enfatizou a temática da Conferência 2019, mais especificamente sobre o corte orçamentário e o impacto nos serviços socioassistenciais, fato que interfere nas proposituras construídas democraticamente, em níveis municipal, estadual e nacional. Encerrando o momento das saudações, o prefeito Olivânio Dantas Remígio enfatizou o papel importante da política de Assistência Social na vida da população mais vulnerável, principalmente, diante do atual contexto.

O grupo Latuque – Arte na Lata, composto por crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos - SCFV, e do NACAD, abrilhantou a conferência realizando a apresentação cultural do evento. A conferencista da conferência foi a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social - CEAS, e Gerente da Proteção Social Básica da secretaria de Estado, a senhora Gilmara Andréa de Oliveira. Os grupos de trabalho foram divididos em 03 eixos: Assistência Social como direito do povo, Financiamento público e participação social. A conferência contou com uma representação significativa de usuários da politica de Assistência Social e de trabalhadores do SUAS, delegados eleitos nas pré-conferências realizadas nos Distritos de Santa Luzia e Serra dos Brandões, contando também com a participação de representantes do poder legislativo e de outras políticas municipais. Foram eleitos como delegados representantes do município para a XII Conferência Estadual de Assistência Social, Maria de Fátima Gomes da Silva Santos e Clisneide Ferreira da Silva Nascimento, titulares, e Romário Pereira de Souza e Emanuel, suplentes.

• img-20190927-wa0026.jpg
  • img-20190927-wa0048.jpg