Notícia

Prefeitura de Picuí e CMDCA realizaram debate com candidatos ao conselho tutelar

por Francisco Araújo Publicado em 04/10/2019 às 11:42 2296 Visualizações

A comissão responsável pelo processo para escolha dos conselheiros tutelares no município de Picuí, realizou nesta quinta-feira (3), um debate entre os candidatos ao pleito de 2019. O evento foi mediado pela jornalista e advogada Fabiana Agra, onde os candidatos responderam perguntas previamente elaboradas pela comissão sobre temas inerentes a defesa das crianças e adolescentes.


Dos sete candidatos, que concorrem as cinco vagas no Conselho Tutelar do município, apenas seis compareceram ao debate: Júnior de Deta, Joquinha Dantas, Emerson de Enilson, Aldenor Oliveira, ‘Pretinha’ e Emanuele de Pequeno. A candidata ‘Patinha’ devido problemas de saúde não compareceu, segundo a comissão organizadora.

 

A eleição acontece neste domingo dia 06, em todo país das 8h as 17h. Em Picuí os locais de votação estarão funcionando nas EMEFs Ana Maria Gomes e Macário Zulmiro, esta última no distrito de Santa Luzia. Para votar é necessário a apresentação do título de eleitor e um documento oficial com foto.


O Conselho Tutelar é essencial ao Sistema de Garantia de Direitos. É o órgão encarregado por lei, escolhido pela sociedade, para garantir a proteção integral de crianças e adolescentes. Através dos Conselhos Tutelares, os pais reivindicam serviços públicos não atendidos nas áreas de saúde, educação e segurança. É o Conselho Tutelar quem aplica medidas protetivas a crianças e adolescentes.

 

O público compareceu ao auditório municipal Djaílma de Lima Vasconcelos e acompanhou o desempenho de cada candidato ao responderem as perguntas sorteadas para cada um deles.


No último dia 23 de setembro, foi aprovado na Câmara Municipal de Picuí, o Projeto de Lei 17/2019, de autoria do Poder Executivo Municipal que concede aumento salarial aos conselheiros tutelares do município de Picuí. Com o reajuste, os referidos servidores passarão a receber R$ 1.497,00 mensais a partir de 1º de janeiro de 2020.

 

Prestigiaram o evento o prefeito Olivânio Remígio (PT), a presidente do CMDCA Francinete Cunha, a Secretária de Assistência Social Keiles Lucena, procurador jurídico do município Joagny Augusto, jovens do NUCA, entre outros servidores do município. 

   

 

Galeria de fotos
Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Aviso de Privacidade.