A Prefeitura
Municipal de Picuí, através da Secretaria Municipal de Educação realizou neste
sábado (28) uma formação com os professores do Sistema Municipal de Ensino na
perspectiva do SAEB/Prova Brasil/SOMA. A formação "Novas competências e
habilidades para o processo de ensino e aprendizagem" proporcionou
discussões sobre as novas propostas pedagógicas em sala de aula norteada pela
Proposta Curricular do Estado da Paraíba, alinhada à Base Nacional Comum Curricular(
BNCC).
Para a
gestora adjunta Renata Santos o objetivo é proporcionar aos professores de
Linguagens da rede municipal um novo olhar sobre ensino e aprendizagem e
melhorar o desempenho dos alunos para sua formação cidadã. A psicóloga
Educacional Christiane Clara trabalhou com os professores da área de humanas o
tema: Autoconhecimento, autocuidado e empatia, competências essenciais para o desenvolvimento cognitivo e emocional
do aluno.
A psicóloga
escolar Larissa Roque e Silva trabalhou "Desenvolvimento cognitivo de
pré-escolares: o que os educadores precisam saber". Durante a formação,
voltada para os professores da educação infantil, foram conduzidas informações
sobre as fases de desenvolvimento das crianças de 2 a 6 anos, como também a forma
de estimular, através de atividades lúdicas, cada aspecto do funcionamento
cognitivo (atenção, linguagem, memória, funções executivas, viso espacialidade
e visuoconstração).
Segundo o
coordenador Pedagógico Wellson Araújo, a formação para professores de
Matemática e Ciências foi oferecida com o objetivo de provocar autorreflexão
sobre o fazer docente pautado no compromisso com o desenvolvimento integral do
estudante, vislumbrando a contribuição dessas ciências para o desenvolvimento
do letramento matemático e do letramento científico. Pudemos contar com
momentos de vivências, problematização e atividades em que todas essas
convergem para o empoderamento do professor no trabalho com a matriz e os
descritores da Prova Brasil/SAEB.
Para a
Coordenadora Pedagógica Gorete Lira a formação em Língua portuguesa, por ela
ministrada para professores e gestores do 4º e 5º anos foi pautada nas diversas
estratégias de Leitura, atividades lúdicas, com base nos Descritores da Prova
Brasil, que consistia em avaliar o nível de letramento dos alunos em relação às
respostas das questões de Provas aplicadas pelo SAEB em edições anteriores.
No que se
refere a disciplina de Matemática 4º e 5º anos a Formadora Local do SOMA Maria
de Fátima Lêka trabalhou a análise de questões da Prova Brasil/SAEB com os
professores, fundamentada na metodologia e princípios do Projeto SOMA, que tem
como foco a ludicidade no ensino da matemática, luz da BNCC E Proposta Curricular
da Paraíba.
Juntos
secretaria de educação, gestores, coordenadores pedagógicos e professores
empreendem esforços para superar os desafios da apresentados diante do grande
número de estudantes do ensino fundamental com alfabetização incompleta e baixo
nível de letramento e formação do SOMA propicia aos professores um momento de
análise das estratégias de ensino que estão sendo desenvolvidas em sala e
propor novas metodologias que estimulem aos alunos a se empoderarem na
construção do sua própria aprendizagem e tornem-se cidadãos melhores com
maiores oportunidades no trabalho e na vida,
Afirma a articuladora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação
Maria de Fátima Lêka.
A secretária
Maria da Guia Lucena afirma que a formação dos professores é uma ação muito
importante pra elevarmos os índices educacionais de nossos alunos.