VIII SEMANA DO BEBÊ NOS DISTRITOS DE SANTA LUZIA DO SERIDÓ E SERRA DOS BRANDÕES

Publicado em 17/10/2019 às 02:22

A Prefeitura de Picuí, através da Secretaria de Assistência Social, do NUCA-Picuí, do NASF e do Programa Criança Feliz, realizou nesta quarta, 16 de outubro, várias atividades nos distritos do município, dentro da programação da VIII SEMANA DO BEBÊ.

Os distritos de Santa Luzia do Seridó e de Serra dos Brandões receberam atividades educativas de reflexão sobre a gravidez na adolescência. Pela manhã, em Santa Luzia do Seridó, o encontro aconteceu no Centro Social, em parceria com a EMEF Macário Zulmiro da Silva, tendo como público alvo os alunos das turmas de 8 e 9 anos. Na oportunidade, Rayane Lucena, mobilizadora do NUCA, apresentou a equipe de apoio composta por André dos Santos, fonoaudiólogo do NASF, Jerry Medeiros, estagiário de Nutrição e Vitória Azevedo, supervisora do Programa Criança Feliz; em seguida, deu-se a apresentação do grupo de adolescentes que participariam do momento informativo, explicando o que é o NUCA e suas funções enquanto articuladores sociais. Depois,  aconteceu a encenação da peça teatral "Entre Fraldas e Cadernos" – um material desenvolvido pela BemTV, em parceria com o UNICEF, para mobilizar estudantes para a produção de fotonovelas sobre a gravidez na adolescência. A fotonovela apresentada versa sobre a gravidez na adolescência e o abandono escolar levando os jovens a refletirem sobre estas temáticas, após a apresentação do teatro foram conduzidas perguntas norteadoras com boa interação entre os presentes, as dúvidas foram sanadas e respondidas pela equipe de apoio. A ação foi replicada no turno da tarde em Serra dos Brandões, em articulação com a EMEF João Belo Alves, tendo sido utilizada a mesma metodologia, que foi trabalhada com uma turma de 9 anos daquela instituição de ensino.

Em seguida, aconteceu a atividade educativa intitulada “Alimentação na primeira infância: construção de hábitos alimentares pra toda vida”, com mães e crianças do Programa Criança Feliz do Distrito de Serra dos Brandões. A ação foi conduzida por Jerry Medeiros, estagiário de Nutrição, Rayane Lucena, nutricionista e André Santos, fonoaudiólogo do NASF, com a presença da supervisora do Programa Criança Feliz, Vitória Azevedo. Para abordagem do tema, utilizou-se um álbum seriado ilustrado, contendo os 12 passos para alimentação saudável para crianças menores de 2 anos, tendo com base o Guia Alimentar para Crianças Menores de 2 Anos, recomendado pelo ministério da Saúde.