Secretaria de Saúde Realiza Campanha de Combate à Dengue no Município

por Kamylla Salusto Publicado em 13/07/2020 às 11:25

A Prefeitura Municipal de Picuí - Governo da participação, através da Secretaria de Saúde, estará realizando a partir desta semana, em todo o município, a Campanha de Combate à Dengue, a fim de mobilizar a população e garantir que não apareça novos focos do mosquito Aedes aegypti, assashuasa em que  além de promover a conscientização da sociedade sobre a importância de combater o surgimento de novos criadouros do mosquito. Com o slogan "E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa por você”, a campanha, que inicia nesta segunda-feira (13), reforça a necessidade de cada um tomar a iniciativa de proteger a sua casa e de seus familiares contra o Aedes, responsável pela transmissão de três doenças: dengue, zika e chikungunya.

Segundo Roberto Jalles, atual responsável pelo CVAMS, em reunião com os profissionais que atuam na Vigilância Epidemiológica e a Secretaria de Saúde do município de Picuí, para discutir as ações acerca do Combate à Dengue, visto que haviam cerca de 102 notificação de janeiro à julho de 2020, nas Unidades Básicas de Saúde. Com isso, de acordo com as novas notificações que emergiram na última semana, em que 17 sorologias foram confirmadas para a dengue. De certo modo, é preocupante e com isso novas ações intensificando as medidas de prevenção, controle e combate à Dengue estão sendo tomadas.

Após o contato com a Vigilância Ambiental do Estado da Paraíba, a Secretaria de Saúde de Picuí solicitou o trabalho de Ultra Baixo Volume (UBV), que trata-se do Carro Fumacê, visto que esta solicitação passa a ser atendida de acordo com as notificações de casos confirmados com Dengue, Zika e Chikungunya, a partir dos resultados apresentados nas sorologias.

Com isso, a Secretaria de Saúde conseguiu acionar o Carro Fumacê para esta semana passar em frente às residências dos picuienses, sempre no início da manhã e final da tarde. Em breve, o cronograma das rotas e horários definidos, em que o carro irá percorrer, e será divulgado para conhecimento de todos(as).

Vale ressaltar que, no momento que o carro do Fumacê passar, a população possa abrir as portas e janelas e evitar contato direto com a fumaça (veneno) e, em casos de pessoas com problemas respiratórios, é importante se resguardar o máximo possível, afastando-se das entradas principais das residências, para evitar intoxicação e agravamento do quadro clínico respiratório.

Para entrar em contato e saber maiores informações acerca desta campanha de combate à Dengue, disque: 98316911, e acione os serviços e visitações do CVAMS.