Vigilância em Saúde do Trabalhador de Picuí/PB é premiada no Projeto Qualifica Município pelo Ministério Público do Trabalho da Paraíba e CEREST-CG

por Kamylla Salusto com a colaboração da Secretaria de Saúde Publicado em 22/04/2024 às 14:17

No dia 17 de abril de 2024, o Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) e o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande (Cerest-CG) premiaram municípios paraibanos com melhor desempenho em relação à saúde e segurança do trabalhador, no projeto pioneiro, “Qualifica Município”. A apresentação do desempenho dos municípios aconteceu durante o 2º Encontro Macrorregional em Saúde do Trabalhador, no Auditório do Sesc- Centro, em Campina Grande, dentro da programação da Campanha Abril Verde 2024. O evento reuniu gestores municipais e representantes dos 70 municípios que integram a 2ª Macrorregião de Saúde do Estado.

O Projeto “Qualifica Município” foi desenvolvido dentro do município de Picuí pela Vigilância em Saúde do Trabalhador, através da Referência Técnica- RT, Vanuza Oliver, Técnica em Segurança do Trabalho, que junto às equipes de saúde, desenvolveu uma série de ações preconizadas pelo referido projeto e pontuaram nos critérios exigidos no edital, obtendo a 3ª posição no ranking da 2ª Macrorregião.

Na oportunidade, o município de Picuí conquistou o 3º lugar, sendo premiado com um Tablet e certificado e a “Agenda do Trabalho” do Ministério Público do Trabalho da Paraíba. O importante projeto intitulado como ‘Qualifica Município’ foi desenvolvido pela Gerência dos Serviços Especializados em Saúde do Trabalhador de Campina Grande, pelo Cerest-CG, com o apoio do MPT/PB.

A profissional técnica em Segurança do Trabalho, Vanuza Oliver, apresentou, na ocasião, um trabalho dentro da proposta do edital “Experiências exitosas em saúde do trabalhador nos município”, intitulado, “Integração entre as equipes de saúde nas ações de Saúde do Trabalhador”, de autoria da mesma. O trabalho enfatizou, por sua vez, o êxito da realização das ações de promoção e proteção à saúde do trabalhador através da integração das equipes de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Picuí- PB. Participaram também do evento, a secretária Municipal de Saúde, Janaina Almeida, a coordenadora da Vigilância em Saúde, Airy Lima, e a coordenadora da Atenção Primária, Shirley Cordeiro.

Um dos fatores preponderantes para o êxito dessas ações no município de Picuí, pode-se atribuir à integração das equipes de saúde na realização das ações de saúde do trabalhador, o que resultou em um aumento expressivo nas notificações de acidentes de trabalho; maior oferta de atividades educativas em educação em saúde do trabalhador para servidores da prefeitura municipal e população em geral; Implantação/ implementação dos programas de segurança do trabalho; e capacitação das equipes de saúde, fortalecendo a política de saúde do trabalhador dentro do município.