Vigilância em Saúde do Trabalhador realiza Ação com Catadores de Materiais Recicláveis

por Kamylla Salusto Publicado em 05/03/2023 às 18:33

No dia 28 de fevereiro, foi realizada uma importante palestra para os agentes de materiais recicláveis (catadores) do município de Picuí, na Secretaria Municipal de Agricultura, ministrada pela Técnica em Saúde do Trabalhador, Maria José, que abordou o tema "segurança no processo de manuseio de materiais recicláveis".
Dentre as discussões abordadas, foram pautados assuntos referentes à prevenção de doenças relacionadas ao trabalho; rotinas de segurança no trabalho; uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual- EPI; posturas corporais no trabalho; exposição aos riscos ambientais; higiene pessoal, dentre outros.
Na oportunidade,  foi realizado um levantamento de dados solicitados pelo Ministério Público do Trabalho - MPT de Campina Grande, com o intuito de conhecer o perfil dos agentes de matérias recicláveis do município e a melhoria na execução das atividades laborais da categoria.
O secretário de Agricultura Ranieri Ferreira, que também é agroecólogo esteve presente no evento e falou sobre a importância do trabalho, dos impactos ambientais e do compromisso da Secretaria de Agricultura com essa classe de trabalhadores.
“Foi um encontro amistoso e cheio de aprendizado! A Vigilância em Saúde do Trabalhador tem como objetivo principal a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. A conscientização dos trabalhadores acerca da exposição aos riscos das suas atividades laborais é extremamente importante, pois com a prática de rotinas de segurança, consequentemente, reduzirá o número de acidentes e doenças no trabalho” ressaltou Maria José, Técnica em Saúde do Trabalhador de Picuí.
Essa ação é fruto da parceria intersetorial entre as secretarias municipais de Saúde e de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente, proporcionando melhorias significativas nas condições de trabalho para os catadores de materiais recicláveis.