Notícia

UEPB e Prefeitura de Picuí dão início aos estudos dos sítios arqueológicos picuienses

Publicado em 17/09/2019 às 05:12 2658 Visualizações

Na manhã desta segunda, 16 de setembro, tiveram início os estudos nos sítios arqueológicos de Picuí, uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Picuí e a Universidade Estadual da Paraíba – firmada através de convênio, tendo à frente o arqueólogo Dr. Juvandi de Souza.

Os estudos começaram no Complexo de Sítios Arqueológicos do Riacho da Pimenta, que fica localizado a 22km da cidade de Picuí, na região norte do município. São doze sítios arqueológicos com gravuras e pinturas rupestres em um percurso de aproximadamente 400 metros às margens do riacho, e trilhando diversas formações rochosas. A datação dos sítios pode variar de 4 a 5 mil anos.

Dr. Juvandi de Souza foi até o complexo arqueológico acompanhado por Ian Cordeiro (estudante do curso de História-UEPB), Udenilson Silveira (membro do Conselho Municipal de Turismo de Picuí – COMTUR) e Wedson Lima (integrante da Associação Trilhas na Caatinga de Picuí).

Após a visita, o arqueólogo e equipe foram recebidos por Fabiana Agra, diretora do Departamento de Turismo e Meio Ambiente de Picuí, que foi informada da riqueza arqueológica do local, e de que serão necessárias várias intervenções para que o mapeamento do Complexo de Sítios Arqueológicos do Riacho da Pimenta seja finalizado.

Os estudos continuarão seguindo agenda de trabalho do arqueólogo e de sua equipe, tendo a próxima visita sido marcada para meados do mês de outubro.

 

Galeria de fotos
Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Aviso de Privacidade.