Notícia

Seminário Regional "Agosto Lilás: transfeminismo e militância pela vida de mulheres CIS e TRANS"

por Asscom/PMP Publicado em 07/08/2023 às 02:23

O município de Picuí, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, seguindo a programação da Campanha Agosto Lilás, promove na próxima quinta, 10 de agosto, o Seminário Regional “Agosto Lilás: transfeminismo e militância pela vida de mulheres CIS e TRANS”. O evento faz parte das atividades desenvolvidas pela gestão municipal através da adesão ao Selo Social Prefeitura Parceira das Mulheres – Ano da Diversidade Sexual e de Gênero.

O Selo Social Prefeitura Parceira das Mulheres está em sua 3ª edição, sendo uma iniciativa do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Articulação Municipal (SEDAM), em parceria com a Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (FAMUP). O município de Picuí participa de todas as edições do Selo Social, sendo certificado nas primeira e segunda edições.

 

Confira os temas que serão abordados e o resumo da biografia das conferencistas convidadas.

 

 

Jéssica Juliana Batista da Silva

Tema: Agosto Lilás e a violência contra mulheres CIS e Trans na Paraíba

 

Jéssica Juliana é assistente social, especialista em Gestão de Projetos Sociais e Políticas Públicas e mestra em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadora nas temáticas de trabalho, gênero e sexualidade, com ênfase na discussão sobre políticas públicas e acesso da população LGBTQIAPN+ ao mercado de trabalho. Atua na Rede Estadual de Atenção à População LGBTQIAPN+ e Enfrentamento à LGBTfobia (REALP/PB). Ex-conselheira do Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba (2017-2021), do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres (2019-2022), e do Conselho Estadual de Direitos de LGBT (2022-2023). Compõe o Grupo de Trabalho do Plano Decenal de Políticas Públicas para a População LGBTQIAPNb+ da Paraíba. Atualmente, é a Coordenadora do Programa Paraíba que Acolhe – Cuidado e Proteção para os órfãos da pandemia, na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano.

 

 

Bia Crispim de Almeida

Tema: Mulheres trans: o acesso à política pública de Educação e a militância transfeminista

 

Bia Crispim é professora da rede pública do estado do Rio Grande do Norte, é graduada em Letras/Português (UFRN); especialista em Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (FELCS/UFRN); mestra e doutoranda em Literatura Comparada na área das Poéticas da Modernidade (PPGEL/UFRN). [e escritora, palestrante e desde 2020 é colunista em jornais locais. Também é militante pró-LGBTIA+, sobretudo da comunidade trans/travesti. É transfeminista e feminista vinculada aos grupos ATREVIDA/RN, Coletivo Chá das Marias - Parelhas/RN e Mulherio das Letras Zila Mamede/RN.

 

 

ThabatTa Pimenta DE MEDEIROS SILVA

Tema: Violência contra mulheres e política: conservadorismo e o preconceito velado nos espaços de representação popular

 

Thabatta Pimenta, vereadora em Carnaúba dos Dantas, é a primeira pessoa trans eleita na história do Rio Grande do Norte e única vereadora trans do Nordeste brasileiro. Segunda mulher progressista mais votada para Deputada Federal no Rio Grande do Norte e, nas últimas eleições, uma das pessoas LGBTI+ mais votada no Brasil. É representante estadual (RN) na Frente Nacional Trans Política, representante nordestina na Bancada Nacional LGBTIQIA+ e presidenta da Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Assistência da câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas.  É ativista pelos direitos das pessoas com deficiência, LGBTQIA+ e direitos humanos.

 

 

Participe você também deste evento pioneiro nas regiões do Seridó e Curimataú da Paraíba!