Semana Pedagógica: Secretaria de Educação Realiza mais um Dia de Atividades Formadoras para a Rede Municipal de Ensino

por Kamylla Salusto Publicado em 03/02/2021 às 10:53

Na manhã desta quarta-feira (03/02), a Prefeitura Municipal de Picuí - Governo da Participação, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, realizou a live oficial de apresentação da Semana Pedagógica 2021. Na ocasião, estiveram presentes a Secretária de Educação, Maria da Guia Lucena, a Coordenadora de Educação Infantil, Cristiane Nunes, e representando o corpo docente da Rede Municipal de Ensino, Clidenora Ferreira. Também esteve presente no evento, a aluna da Rede Municipal, Letícia Salusto, que realizou uma bela apresentação musical, emocionando e sensibilizando a todos os presentes.
A secretária de Educação, Guia Lucena, mencionou, em seu pronunciamento, que a Semana Pedagógica trata-se de um momento relevante para os profissionais da Educação, visto que estes são preparados, por meio de formações, capacitações com oficinas socioeducativas e multifuncionais, a fim de melhorar consideravelmente o desempenho destes com as ferramentas digitais, de modo a utilizarem estas como facilitadoras e mediadores no processo de ensino-aprendizagem, de forma remota. A secretária apresentou um pouco as diretrizes operacionais para 2021 e suas respectivas implicações na Educação do município.
Após este momento, teve início a Palestra 2 do evento que versa acerca das "Técnicas para estimular a aprendizagem dos alunos com dificuldades, dentro da perspectiva da BNCC", com  Ana Cristina Rosa - Pedagoga, Psicopedagoga, Mestra em Educação pela UFPB. Doutoranda  em Educação pela UFPB. Atua como psicopedagoga clínica e institucional. Coordena o Curso de Especialização em Psicopedagogia da UNIFIP João Pessoa. Ministra aula como professora convidada em cursos de pós graduação. Realiza formação docente com foco na aprendizagem e processos de inclusão.

A Semana Pedagógica é realizada anualmente com a participação de profissionais do magistério, de serviço e apoio escolar da Rede Municipal de Ensino.Neste ano, a temática abordada trata-se das “Inovações na Prática Pedagógica: A reinvenção da ação docente, visando contextualizar a educação com o atual cenário mundial, em decorrência da pandemia do COVID-19.”
Vale ressaltar que em virtude da Pandemia de COVID-19, este evento acontece online, por meio dos canais oficiais de Comunicação da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, bem como também na Página Oficial da Prefeitura municipal de Picuí.