Seleção de Iniciação Musical para a Escola de Música José Francisco dos Santos (Zé de Berto) é Realizada pela Secretaria de Educação

por Kamylla Salusto Publicado em 18/04/2023 às 15:29

Durante a manhã e tarde de ontem (17), a Secretária de Educação, Cultura e Desporto, Guia Lucena, juntamente com o Maestro Luiz Carlos, realizou reunião com as crianças, adolescentes e jovens com idade de 8 a 18 anos e pais e/ou responsáveis dos interessados para apresentação da proposta de Escola de Música, que terá o nome de José Francisco dos Santos (Zé de Berto), em homenagem ao saudoso maestro picuiense Zé de Berto, visando a Iniciação Musical. A reunião foi realizada no Centro Social Vida Ativa Maria Cleonice de Araújo, localizado no bairro Pedro Salustino - Picuí.
A Formação musical permite a execução de uma variedade de estilos musicais, inserindo as crianças, adolescentes e jovens, em um elevado nível de compreensão e sensibilidade cultural. A Escola de Iniciação Musical trata-se de um projeto fomentado pela Prefeitura Municipal de Picuí, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, graças a articulação do deputado federal, Luiz Couto, através do convênio 893816/2019 – Ministério da Cultura, por intermédio da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE). Vale ressaltar que a Secretaria de Educação realizou a aquisição de 25 instrumentos musicais deste convênio com a FUNARTE.
O objetivo da Escola de Música José Francisco dos Santos (Ze De Berto) é servir como elemento de estímulo às crianças, adolescentes e jovens, para o desenvolvimento da iniciação musical. As atividades também têm por finalidade estimular a prática e o domínio de instrumentos musicais, através do acesso a iniciação musical e ao aprendizado dos instrumentos que compõem o universo da música como: flauta, clarinete, trompa, trompete, trombone entre outros que também vai beneficiar toda a comunidade através do conteúdo teórico e do desenvolvimento de atividades instrumentais e técnicas de ensino coletivo e individual, acompanhado de exercícios e repertório específico de cada instrumento ou grupo de instrumentos. Nesta seleção para a Escola de Música, estão sendo ofertadas 25 vagas para os seguintes instrumentos: Família das madeiras (palhetas): Flauta transversal - 2 vagas, Clarinete - 2 vagas, Sax alto - 2 vagas, Sax tenor - 2 vagas.
Família dos metais: Trompete - 4 vagas, Trompa - 2 vagas, Trombone com rotor - 2 vagas, Trombone sem rotor - 2 vagas, Eufônio/bombardino - 1 vaga, Bombardão/tuba - 1 vaga.
Família das percussões: Claixa clara - 1 vaga, Surdo - 1 vaga, Pratos - 1 vaga, Bombo - 1 vaga, Triângul0 - 1 vaga.