Segundo dia da Semana de Leitura tem Espetáculo de Poesia

por Janderye Macedo Publicado em 21/11/2023 às 11:20

O Espetáculo de poesia 2023 foi realizado na manhã desta terça-feira (21) como parte da programação da Semana Municipal de Leitura. O momento objetiva despertar o gosto pela literatura, por meio das apresentações da música ou dos poemas que são declamados pelos alunos que fazem parte do Sistema Municipal de Ensino.

Este ano, a Semana Municipal de Leitura tem o tema Histórias que Celebram Raízes: A Literatura Afro-brasileira e a Consciência Negra em Foco. “Durante essa semana, mergulharemos em obras que refletem as experiências, tradições e contribuições da comunidade afrodescendente à rica tapeçaria cultural do Brasil”, ressaltou a Secretária de Educação Guia Lucena a reportagem do jornal municipal.

“Teremos vários momentos de reflexão em eventos especiais, incluindo debates, palestras e rodas de conversa onde vamos poder explorar a importância da literatura afro como instrumento de construção da consciência negra”, destacou a articuladora pedagógica Maria de Fátima (Lêka) a nossa reportagem.

Durante o espetáculo, alunos de várias escolas apresentaram poemas voltados para o tema principal da semana de leitura. Os alunos da escola Tancredo Neves, coordenados pelo professor Luciano Oliveira do 5º Ano A, apresentaram o poema de Braulio Bessa, intitulado Dia da Consciência Negra, como forma de mobilizar a valorização da data.

Os alunos do 3º ano da Escola Pedro Henriques da Costa, coordenados pela professora Enalígia Ferreira, que declamarão o poema “O Pequeno “Príncipe Preto” do autor Marcelo Ressalva, o poema fala de uma terra onde todos reis e rainhas eram pretos.

Os alunos do 2º ano do EMEF Governador Flávio Ribeiro que tem como professora, Adriane Ribeiro, irão apresentar o Poema “Meninos de Todas as Cores” da autora Luísa Ducla Soares. O poema conta a história de uma criança que anda por diversos lugares e conhece sobre a diversidade.

Os alunos da EMEF Josefa Suelene declamaram o poema “O tabuleiro da Baiana” - escrito pela autora Elma Maria Fonseca de Lima – em síntese, e conta a história de uma baiana que vende seus quitutes na rua. Um dia essa baiana não pode ir realizar suas vendas, mas seu trabalho foi continuado pela sua filha. Esse ofício das baianas é representado hoje como o patrimônio brasileiro, de raízes africanas, sendo de grande importância para o conhecimento da cultura e dos costumes dos nossos antepassados que se perpetuam na sociedade atual.

A aluna Kayla Nicole Silva, do 3º ano B, da EMEF Felipe Tiago Gomes, acompanhada da sua professora Roberta Silva Santos irá declamar o poema “Respeito não tem cor!” da autora Isabel Cristina Silveira Soares.

Os alunos da EMEF Severino Ramos da Nóbrega, coordenados pela Professora Alessandra Dantas, realizaram a apresentação teatral - "Vozes negras na escola contra o racismo", dos alunos das turmas 8° e 9° ano que apresenta a importância da leitura de personagens negros e as práticas de racismo que acontece no ambiente escolar. O racismo é uma luta constante de todos os dias.

Já a escola Ana Maria Gomes, os alunos do 6º ano, orientados pela professora Josenilda Lima, realizaram a interpretação do inspirador poema "Corpo-Àfrica" de Juliana Costa. Nessa expressiva performance, os estudantes destacarão a importância de confrontar o silêncio e desafiar narrativas que perpetuam a inferiorização, enfatizando a resistência e a valorização da identidade afrodescendente.

A programação da Semana Municipal de Leitura 2023 segue até a sexta-feira (24).

Veja todas as fotos clicando aqui.