Notícia

Segunda etapa de requalificação profissional é realizada com servidores do SAMU

por Janderye Macedo Publicado em 22/02/2024 às 09:40

O centro da cidade de Picuí foi tomado por servidores dos Serviços de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU - de várias cidades da região do seridó e curimataú paraibano. O objetivo foi de realizar uma simulação como parte do curso de capacitação e atualização das técnicas dos primeiros atendimentos em ocorrências realizadas pelas unidades móveis básicas e avançadas. Essa foi a segunda etapa do curso que iniciou no início de fevereiro. Cerca de cinquenta profissionais estiveram participando da simulação.


O momento chamou atenção de quem estava passando pelo coração da cidade. O evento foi realizado pela Prefeitura de Picuí, através da Secretaria de Saúde e Coordenação do SAMU. "A pressão do momento, o desespero das vítimas e até surto por cansaço das equipes, tudo isso foi pensado para proporcionar uma experiência mais próxima possível da realidade num atendimento de grande porte onde tudo pode acontecer", destacou a coordenadora do SAMU em Picuí Gésska Costa.

A simulação realizada foi exemplificada por uma colisão entre um carro de passeio e um ônibus escolar com vários passageiros envolvidos. As ‘vítimas’, são alunos do curso de técnico de enfermagem. Para a simulação, a polícia militar também esteve participando e contou com todos os detalhes que podem ocorrer durante um atendimento com muitas vítimas.

Esse tipo de atividade intensa desempenha um papel crucial na preparação e capacitação da equipe para lidar com emergências médicas, garantindo uma resposta eficaz e de alta qualidade para aqueles que necessitam de cuidados urgentes.



Galeria de fotos