Secretaria Municipal de Saúde realiza Treinamento com os Auxiliares de Serviços Gerais

por Kamylla Salusto Publicado em 28/02/2023 às 09:12

Na última sexta-feira (24), a Prefeitura Municipal de Picuí, através da Secretaria de Saúde, realizou um importante treinamento com os auxiliares de serviços gerais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde, Laboratório de Análises ClínicasCentro de Municipal de Especialidades e SAMU.

Na oportunidade, foi pautada a segurança e saúde nos processos de trabalho de A.S.G. pelas facilitadoras: Maria José - Técnica em Segurança do Trabalho, e Erika Karla - Enfermeira.

É importante destacar que o treinamento faz parte da programação do calendário do Plano Anual de Ações de Saúde do Trabalhador de Picuí, realizadas pela Vigilância em Saúde do Trabalhador e teve como objetivo capacitar os profissionais responsáveis pela limpeza e organização dos ambientes de Serviços de Saúde, informando quanto aos riscos de exposição à tarefa e procedimentos ocupacionais corretos.

De acordo com a NR 32, os trabalhadores que realizam a limpeza dos serviços de saúde devem ser capacitados, de forma continuada, quanto aos princípios de higiene pessoal, risco biológico, risco químico, sinalização, EPI, EPC e procedimentos em situações de emergência.

Dentre os assuntos abordados, estiveram sendo pautados os fundamentos  da limpeza e higiene; atribuições do ASG do serviço público da saúde; limpeza concorrentelimpeza imediata - limpeza terminallimpeza preparatórialimpeza operatóriadesinfecçãoriscos ocupacionais; POP´suso e manuseio de produtos químicosEPI  e EPCclassificação das áreas de limpezalavagem e desinfecção de mãos; técnicas de limpeza e desinfecção de ambientes e superfícies.