Secretária Keiles Lucena participou do XXIII Encontro Regional CONGEMAS Nordeste

por AssCom/PMPicuí Publicado em 21/08/2023 às 07:22

O município de Picuí, através da secretária de Assistência Social Keiles Lucena, participou mais uma vez do Encontro Regional CONGEMAS Nordeste, que na edição 2023 teve como tema "Caminhos para a Reconstrução do Sistema Único de Assistência Social – SUAS no Brasil: o desafio coletivo na eliminação da fome e da pobreza”.

O 23º Encontro do CONGEMAS Nordeste aconteceu em Salvador, nos dias 14, 15 e 16 de agosto, e reuniu diversos trabalhadores do SUAS de cidades dos nove estados nordestinos, contabilizando mais de 1.300 inscritos entre secretárias/os, gestoras/es, técnicas/os e profissionais de diversas áreas, que atuam no Sistema Único de Assistência Social — SUAS.

Representantes que fazem o SUAS dos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará e Piauí tiveram três dias de intensa programação técnica, com temas de grande relevância para a assistência social, como o financiamento do SUAS, a gestão do Bolsa Família e o enfrentamento da fome.

No dia 14 de agosto, a Conferência de abertura com o tema “ O desafio coletivo na eliminação da fome e da pobreza: ampliar a proteção social e fortalecer a democracia”, presidida por Frei Betto e André Quintão (secretário nacional de Assistência Social).

Na manhã do dia 15, a secretária Keiles Lucena participou da Oficina 5, com o tema: ”Gestão de transferência de renda em âmbito local e o novo Bolsa Família: garantia de renda e mais proteção social”, que teve como facilitadores, Caroline Paranayba (diretora do DEBEN/SENARC), Luis Otávio e Hugo Miguel Pedro Nunes (ambos do SENARC). À tarde, Keiles  coordenou o Painel 2: “Atuação intersetorial na superação da fome e da pobreza no Brasil”, com as facilitadoras  Isis Leite Ferreira (Coordenação-Geral de Articulação Federativa do SISAN – Secretaria Extraordinária de combate à Pobreza e à Fome) e Márcia Lopes (ex-ministra do Ministério de Desenvolvimento Social).

No dia 16, pela manhã, a secretária picuiense participou de mais um painel sobre a “Função da defesa de direitos no SUAS”, que teve com facilitador Edgilson Tavares de Araújo (diretor da Rede Socioassistencial Privada do SUAS). No período da tarde, Keiles coordenou, na Sala 3, algumas experiências municipalistas, participando em seguida do momento oficial de encerramento do Encontro Nordeste.

Para a secretária Keiles Lucena – que faz parte do CONGEMAS, no cargo de conselheira fiscal -, “o evento fortalece a política do SUAS, principalmente na contribuição com a diversidade de temas deste sistema que, durante os últimos quatro anos, sofreu com tantos retrocessos”.  Segundo a mesma, “o município de Picuí tem sempre se destacado em fazer seu dever de casa, sobretudo em fazer com que a política do SUAS tenha avançado no município com estratégias de captação de recursos, aumento do quadro de trabalhadores, melhorado indicadores sociais e avaliativos, como IDCRAS e IDCREAS, acompanhamento socioassistencial e condução de um trabalho intersetorial no Cadastro Único e nos serviços, programas, projetos e benefícios eventuais”, destacou Keiles.