Secretaria de Saúde Realizou Atividade Alusiva ao Dia Mundial de Combate às LER/Dort

por Kamylla Salusto Publicado em 23/02/2023 às 10:40

No dia 15 de fevereiro, foi realizada uma importante palestra para os servidores públicos que atuam na Secretaria de Saúde, ministrada pela fisioterapeuta Caroline Lima e pelo profissional em Educação Física, Evandro Carlos, ambos integrantes da Equipe Multiprofissional da Secretaria Municipal de Saúde de Picuí.
As atividades foram promovidas em alusão ao Dia Mundial de Combate a LER/DORT (28 de Fevereiro), conhecidas como lesões por esforços repetitivos/distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, e fazem parte do calendário do Plano Anual de ações de Saúde do Trabalhador do município, realizadas pela Vigilância em Saúde do Trabalhador.
“É muito importante a consolidação da Política Nacional de Saúde de Trabalhador no âmbito municipal, visto que as ações da Vigilância em Saúde do Trabalhador corroboram a promoção da saúde, prevenção de doenças e redução de riscos de acidentes. Foi um momento de aprendizado e descontração para os servidores.” – ressaltou Maria José, técnica em Saúde do Trabalhador de Picuí.
As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT) são agravos que afetam, em geral, os membros superiores (dedos, mãos, punhos, antebraços, braços, ombro) relacionados às exigências das tarefas, ambientes físicos e organização do trabalho.
É importante destacar que essas doenças são um grave problema de saúde pública, que gera sofrimento ao trabalhador e incapacidade funcional para o trabalho, sendo as mulheres o grupo estatisticamente mais afetado. Diante disso, no dia 28 de fevereiro a Organização Internacional do Trabalho celebra o Dia Mundial de Combate à LER/DORT, uma campanha instituída pela Organização Mundial da Saúde e que existe desde 2000 em prol da saúde dos trabalhadores.