Secretaria de Saúde realiza Curso de Qualificação de Gestores do SUS e o Projeto de Redução da Mortalidade Materna e Infantil na 4ª GRS

por Publicado em 17/03/2015 às 09:04

A Secretaria Municipal de Saúde de Picuí reuniu, no auditório municipal, na última quinta-feira (12/03/2015), os estudantes do Curso de Qualificação de Gestores do SUS na Paraíba, vinculados à 4ª Gerência Regional de Saúde (GRS). Estão participando desse curso cerca de 400 profissionais (funcionários e/ou gestores) de toda a Paraíba que, durante nove meses, passarão por qualificação realizada em parceria entre o Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor-PB), Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz de Pernambuco (Fiocruz PE). Seu objetivo principal é a regionalização e o fortalecimento da institucionalização da SES-PB, através do estímulo e apoio aos profissionais em seus desafios cotidianos à população. Entretanto, tais ações dependem de união e esforço coletivo dos que ocupam o espaço de ação. Assim, as atividades e discussões estão voltadas para as necessidades da região com a finalidade de realizar ações que contemplem a realidade de todos os municípios envolvidos, de modo a atuar efetivamente na gestão do SUS. Uma das pautas discutidas na reunião foi a apresentação de um projeto com propostas para a redução da mortalidade materna e infantil na 4ª GRS, elaborado pela coordenadora de vigilância epidemiológica do município de Picuí, Airy Lima. Dessa forma, através das sugestões listadas, serão desenvolvidas estratégias para solução dos problemas encontrados na região.