Secretaria de Saúde Realiza Campanha de Vacinação Contra o Sarampo

Publicado em 14/02/2020 às 11:37

A Prefeitura Municipal de Picuí, através da Secretaria de Saúde, está realizando a campanha de vacinação contra o Sarampo, em alusão à Campanha Nacional de Combate ao Sarampo, que terá o "Dia D" de mobilização para conscientizar e alertar os responsáveis e pais acerca da importância da vacinação e dos respectivos riscos de não vacinar os filhos.

Segundo o Ministério da Saúde, a meta será vacinar cerca de 3 milhões de crianças e jovens de 5 a 19 anos, em que a principal finalidade da campanha, que faz parte das ações e mobilizações do Movimento Vacina Brasil, trata-se de ampliar a cobertura vacinal de crianças, adolescentes e jovens que ainda não tinham sido convocados e nem vacinados antes, evitando assim o considerável risco de propagação do Sarampo.

Na última década, o Sarampo atingiu milhares de brasileiros, ocasionando, muitas vezes, a morte. Neste sentido, as equipes de saúde estão mobilizadas em realizar a vacinação, visto que a vacina é a única prevenção contra esta doença. Até o dia 13 de março, a população picuiense pode procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima com o cartão de vacinação para tomar a vacina e obter as informações necessárias acerca. Trinta dias após a primeira dose, é necessário o retorno para a realização da segunda dose.

Vale ressaltar que quem já tomou as duas doses de vacinação, não tem necessidade de se vacinar novamente, estando assim imune ao Sarampo.