Notícia

Secretária de saúde participa de reunião sobre pactuação de exames no hospital da FAP

por Janderye Macedo Publicado em 16/08/2023 às 12:02

A secretaria de saúde de Picuí, representada pela gestora Janaína Almeida, marcou presença nas reuniões que tiveram como pauta principal a pactuação de procedimentos e exames para a população no Hospital da FAP em Campina grande.

O momento reuniu vários gestores de saúde, consorcio regional e diretores da unidade hospitalar. Para se ter uma ideia da importância dessa pauta de reunião, a pactuação de exames é uma prática fundamental no contexto da medicina e da saúde. Está referenciada ao processo de acordar, planejar e coordenar a realização de exames médicos entre profissionais de saúde, pacientes e sistemas de saúde.

A importância desse processo é vista por meio de vários aspectos. Dentre eles o diagnóstico preciso por meio da realização de exames adequados e no momento certo, tratamento eficaz com base nos resultados dos exames, prevenção e rastreamento por meio de programas de prevenção a doenças, acompanhamento da saúde através do monitoramento realizados pelos médicos e pacientes, redução de custos pelo fato de ser uma ação planejada e coordenada, tomada de decisão informada por meio do resultado do exame a exemplo de uma medicação certa para o paciente, educação do paciente através de procedimentos envolvidos nos exames e os resultados obtidos, além da evidencia científica devido a realização sistemática de exames pactuados o que contribui para a coleta de dados para realização de pesquisas médicas e epidemiológicas.

Galeria de fotos