Secretaria de Educação realiza abertura dos jogos escolares do município (JEMP)

por Janderye Macedo Publicado em 28/08/2023 às 19:45

A abertura dos jogos internos das escolas da rede municipal de ensino é um evento empolgante que visa promover a participação dos alunos em atividades esportivas, incentivar a competição saudável, fortalecer os laços da comunidade escolar e promover valores como trabalho em equipe, respeito e disciplina. Foi pensando nisso que a Prefeitura de Picuí, por meio da Secretaria de Educação e departamento de esportes, realizou na última sexta-feira (25) a abertura dos jogos escolares 2023.

Tradicionalmente a abertura é realizada no Ginásio Municipal Felipe Tiago Gomes que ficou lotado com a quantidade de alunos e familiares que vieram prestigiar o momento. “Esse é um momento de festa e incentivo ao esporte, um dos eventos mais esperados por todos que fazem a Rede Municipal de Ensino e reúne as escolas para as competições. Isso anima a todos sempre”, declarou a Secretária de Educação Guia Lucena a nossa reportagem.

“O período em que os alunos da nossa rede ficam cheios de energia e entusiasmo para as competições e mobilização que acontecem dentro das escolas. É a magia do esporte movimentando a todos”, disse o Prefeito Olivânio Remígio.

Na Cerimônia de Abertura, onde tudo começou foi realizado a entrada das bandeiras conduzidas por alunos da escola municipal Ana Maria Gomes. Logo após, todos os presentes puderam assistir a entrada das agremiações com os alunos que participarão das competições disponíveis.

Aconteceu a participação do grupo Latuque – Arte na Lata – formado por integrantes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que executaram o hino nacional e a canção Picuí Terra Natal. O aluno Breno Dantas Oliveira, do 8º Ano C da Escola Ana Maria Gomes fez o juramento do atleta.

A entrada dos anéis olímpicos foi realizada por várias alunas que conduziram cada tocha representando um anel e a simbologia que cada um carrega para o momento. E para o acendimento da tocha, aconteceu o revezamento com alunos das escolas municipais Pedro Henriques da Costa, Felipe Tiago Gomes, Josefa Suelene, Flávio Ribeiro, Tancredo Neves, Tertuliano Pereira, Antônio Ferreira da Costa, Macário Zulmiro, Severino Ramos e Ana Maria Gomes. Cada aluno que representava a sua escola, foi destaque no último ano nas mais variadas competições.

Para o acendimento da pira olímpica, o professor de educação física Josivaldo Alves da Paixão foi o escolhido e homenageado por todos os presentes por estar sendo aposentado nos próximos meses. O mesmo tem uma história de contribuição e compromisso com a educação desses municípios onde procurou zelar da forma mais ética e profissional em prol da educação e formação da cidadania. A vontade de fazer o melhor sempre foi o objetivo e espera estar gozando de boa saúde e que sua autoestima e o amor a profissão seja uma ponte para continuar contribuindo com a sociedade na formação da cidadania levando saúde e qualidade de vida a todos.

A abertura dos jogos internos é uma oportunidade única para que os alunos se envolvam em atividades físicas, desenvolvam habilidades sociais e esportivas e criem memórias duradouras de suas experiências escolares. Além disso, promove um ambiente saudável de competição e colaboração, essencial para o crescimento pessoal e acadêmico dos estudantes.