Secretaria de Assistência Social abre a edição 2024 do "Forró do Idoso"

por AssCom/PMPicuí Publicado em 17/04/2024 às 10:29

No último sábado, 13 de abril, a Secretaria de Assistência Social, através do Projeto “Vida Ativa” realizou a abertura oficial do Forró dos Idosos 2024, no Centro Social Vida Ativa “Maria Cleonice de Araújo”, com a participação das pessoas idosas do projeto acima mencionado, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para pessoas idosas do CRAS, e do Projeto “Caravana + Cidadania para Idosos do Campo”. O evento contou com a participação de idosos das cidades de Nova Palmeira, Frei Martinho, Baraúna e Jaçanã – RN além de moradores da zona rural de toda região.  A atração musical ficou por conta de “Chico Roque e Banda”, da cidade de Pedra Lavrada, que comandou o forró das 20h00 à meia-noite.

A responsável pelo forró, Celiane Araújo, acolheu a todos com muita animação e apresentou os presentes. Rejane Miranda, secretária de Assistência Social do município, em sua fala, disse o quão gratificante é ver todos se divertindo e dançando muito forró, expressando também que a energia dos idosos é empolgante.  O prefeito Olivânio Remígio cumprimentou a todos os  presentes com muita alegria e falou da importância do forró para a pessoa idosa do município e região.

Olivânio Remígio recebeu uma homenagem do senhor José, de Jaçanã-RN que criou uma música para o prefeito, presenteando o mesmo com uma cópia da melodia escrita.

Também estiveram presentes no evento o coordenador do Projeto Vida Ativa, Marquinhos Santos, e a coordenadora do Projeto “Caravana + Cidadania para Idosos do Campo” Viviane Araújo. Após as falas, os idosos dançaram quatro horas de muito arrasta-pé, no ritmo da sanfona, triângulo e zabumba.

Dentre várias atividades físicas que as pessoas idosas praticam por meio do Projeto Vida Ativa, a dança é uma das mais recomendadas entre os idosos, proporcionando mudanças positivas, de interações leves e divertidas, melhorando a saúde mental e o equilíbrio, a autonomia funcional, a autoestima e quadros de ansiedade, contribuindo para um envelhecimento saudável e proporcionando qualidade de vida, e, além disso possibilita a mudança no estilo de vida das pessoas idosas.