Secretaria de Agricultura Realiza uma Série de Ações Importantes no Município de Picuí

por Kamylla Salusto Publicado em 24/10/2022 às 09:18

A Prefeitura Municipal de Picuí - Governo da Participação II, por meio da Secretaria de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente, vem realizando neste mês uma série de ações importantes para as famílias agricultoras que residem na zona rural do município.

Dentre as ações realizadas, está a recuperação de estradas vicinais, melhorando consideravelmente o deslocamento dos ônibus escolares nas comunidades rurais, assim como também a mobilidade da população que reside entre os trechos da Barra da Pimenta até a Várzea Grande. Este trabalho vem seguindo na região dos sítios Gravatá, Jandaíra, Pontal e Ninho dos Patos, e segundo o secretário de Agricultura, Ranieri Ferreira, foi feito um planejamento em sequência para avançar a recuperação de estradas vicinais em outras áreas nos próximos dias, de forma que 80% dos trechos vicinais recuperados pelo Governo da Participação II, na perspectiva que até novembro a secretaria de Agricultura possa completar 100% das estradas rurais recuperadas.

Outra ação relevante organizada pela Secretaria de Agricultura do município foi a entrega de adubo produzido pelo Centro Municipal de Compostagem, neste mês, a duas famílias agricultoras, de forma a potencializar a produção de palma em áreas degradadas nas propriedades rurais de Picuí.

O departamento de Meio Ambiente do município promoveu uma ação importante com relação ao esgotamento sanitário de Picuí, em que a retroescavadeira fez a abertura de canais nas ruas, numa parceria intersetorial com a secretaria de Infraestrutura, para a estruturação da cidade que irá receber em breve o asfaltamento. Foi realizado também o trabalho de desobstrução e instalação de tubulação na área do bairro Felizardo Bezerra.

Com relação ao Projeto Mais Pecuária  Brasil, foi dado novos encaminhamentos em mais uma etapa, chegando a marca de mais de 50 matrizes bovinas inseminadas no município de Picuí, com raças de alto rendimento genético, o que vai melhorar consideravelmente a qualidade e o rendimento econômico do rebanho bovino de Picuí e, em breve novos produtores rurais serão contemplados com este importante projeto e, as inscrições continuam abertas para quem se interessar em participar do Mais Pecuária Brasil.

A secretaria de Agricultura, em parceria com a secretaria de Infraestrutura, e a iniciativa privada vem dando andamento ao projeto de destinação correta de resíduos provenientes do abate de animais em que, desde a cabeça e outras partes do animal que não são comercializadas no mercado local mas que servem para a produção de ração suína, para a agricultura, de forma que foi instalado ao lado do atual abatedouro um contêiner refrigerado com capacidade de 20 mil toneladas para recolhimento desses resíduos e, nesta semana,   passará a ter pontos de coleta pela cidade e em cidades da região  por frízeres (posteriormente será comunicado onde estão estes pontos de coleta). É importante salientar que está sendo montada uma estrutura de coleta e destinação correta desses resíduos, gerando renda para o setor de comercialização de carne de animais e promover melhorias ao meio ambiente.

Na zona rural do município, foi realizado o trabalho de recuperação de 12 cataventos entre setembro e outubro, garantindo o abastecimento de água para os animais.

Com relação às obras da Secretaria de Agricultura, vem sendo realizado o andamento  do trabalho de construção de 6 mata-burros e  foram feitos, nestes dois últimos meses, cerca de 4 padrões elétricos nas propriedades rurais de forma que contribui com as famílias agricultoras que têm dificuldades com a rede elétrica em suas casas, para que estas possam ter o acesso com regularidade à energia elétrica.

Confira os registros fotográficos das ações promovidas pela Secretaria de Agricultura no município de Picuí.