Secretaria de Agricultura abre em horário extra para cadastramento do garantia safra 2023-2024

por Janderye Macedo Publicado em 16/11/2023 às 11:21

Durante participação no jornal municipal na manhã desta quinta-feira (16), o Secretário de Agricultura Ranieri Ferreira, destacou que a sede da secretaria está aberta em horários extras para incentivar aos agricultores que precisam regularizar ou fazer a inscrição do garantia safra 2023-2024 possam ir até o local.

Ele informou a nossa reportagem que todo o esforço é necessário como forma de investir na regularização de todos os agricultores do município. “Estamos fazendo uma força-tarefa para cadastrar todos os agricultores possíveis e que não fique ninguém de fora”, destacou.

Ranieri acrescentou que o trabalho é feito em parceria com a Empresa Paraibana de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMPAER) com objetivo de aumentar ainda mais a eficiência das atividades.

O Garantia-Safra é um programa brasileiro de seguro agrícola voltado para agricultores familiares que vivem em regiões sujeitas a perda de safra devido a condições climáticas adversas, como seca ou excesso de chuvas. Criado em 2002, o programa visa proporcionar segurança financeira para esses agricultores em caso de perda de safra, ajudando a garantir sua subsistência.

O Garantia-Safra é operacionalizado por meio de parcerias entre os governos federal, estadual e municipal, bem como a participação dos agricultores. Os agricultores familiares contribuem com uma pequena parcela do valor do benefício, enquanto os governos estaduais e federal subsidiam a maior parte do programa.

Para se beneficiar do Garantia-Safra, o agricultor deve aderir ao programa antes do plantio, pagar a contribuição correspondente e cumprir outros requisitos estabelecidos. Caso ocorra uma perda de safra superior a 50%, devido a problemas climáticos, o agricultor recebe um benefício financeiro para compensar as perdas.

O objetivo do Garantia-Safra é contribuir para a segurança alimentar e a manutenção da renda dos agricultores familiares em regiões vulneráveis, onde as condições climáticas adversas podem representar uma ameaça significativa para a produção agrícola e o sustento das famílias rurais.