Projeto “Tour pela história de Picuí” teve início nesta quarta (16)

por Fabiana Agra Publicado em 16/03/2022 às 19:49

Dentro das festividades alusivas aos 118 anos de Emancipação Política do Município de Picuí, o Departamento de Turismo e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, realizou na manhã desta quarta-feira, 16 de março, o piloto do “Tour pela história de Picuí”, projeto que oferece aos alunos da rede municipal, uma visita guiada pelos principais pontos históricos picuienses.
Nesta primeira experiência, Fabiana Agra, diretora de Turismo e Meio Ambiente, e Clidenora Ferreira, professora da rede municipal de ensino, recepcionaram os alunos dos 4º e 5º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tertuliano Pereira de Araújo da comunidade Pedreiras, e iniciaram a visita pelo centro histórico de Picuí. Após relatarem o surgimento do povoado de São Sebastião do Triumpho a partir de uma promessa feita a São Sebastião, em 1856 – época de um grande surto de cólera-morbo na região -, as pesquisadoras levaram os alunos para as margens do rio do Pedro, onde mostraram resquícios da antiga Estrada dos Tangerinos - boiadeiros que saíam do Seridó potiguar para comercializarem no brejo paraibano.
A visita teve a sua culminância no gabinete do prefeito Olivânio Remígio, que recebeu os alunos, a professora Edinete, a gestora Jacenilda Medeiros e a supervisora educacional Suzana Macedo, e fez um breve relato acerca da administração municipal. No final, os alunos partiram o bolo comemorativo aos 118 anos de emancipação política e do projeto “Tour pela história de Picuí”.
Fabiana Agra, diretora municipal de Turismo e Meio Ambiente, pontuou acerca do projeto: “É de pequeno que a gente começa a conhecer a nossa história, a história do nosso povo. Já dizia León Tolstoi: ‘se queres ser universal, comece por pintar a tua aldeia’, e esta é a nossa proposta, o projeto Tour pela história de Picuí vista justamente começar a contar a nossa história aos nossos pequeninos, às crianças do ensino fundamental do nosso município. É conhecendo a história, que passamos a respeitar e trabalhar pelo lugar que a gente vive” – por isso, além de mostrarmos os locais que deram origem ao nosso município também preparamos e entregamos a cada aluno, um livreto contado todas as informações sobre o início da história de Picuí, finalizou Agra.