Programa Bebê da Cidadania Realiza Entrega de Kits de Enxoval para as Gestantes Beneficiárias

por Kamylla Salusto Publicado em 17/01/2020 às 09:26

Na tarde de ontem, 16 de janeiro de 2020, aconteceu o encontro e entregas dos Kits de enxoval com as gestantes beneficiárias do programa social Bebê da Cidadania no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).
Na ocasião, foi realizada uma palestra com a assistente social Ana Cláudia acerca dos cuidados necessários na maternidade, bem como dos direitos da gestante e do bebê, promovendo a conscientização e a reflexão acerca das possibilidades e desafios enfrentados no cotidiano na maternidade.
Após a palestra, foi realizada a entrega dos Kits de Enxoval para as 5 gestantes beneficiárias que estiveram presentes no encontro, culminando assim a sua participação no programa, que tem por finalidade acompanhar, orientar e dar total assistência durante o período da gravidez até o nascimento do bebê, contribuindo para que as gestantes e seus familiares tenham acesso às informações referentes ao desenvolvimento infantil, visando fortalecer os vínculos familiares.
Para Rayssa, que está com 8 meses de gravidez, "o projeto Bebê da Cidadania proporciona momentos de muito aprendizado, visto que por meio dos encontros realizados pela equipe profissional responsável, tanto as gestantes como também seus familiares têm o acompanhamento e as orientações necessárias".
O presente programa pretende, em sua essência, subsidiar a Seção I (do auxílio Neonatal) que dispõe sobre os benefícios eventuais, através das ações desenvolvidas durante o ano com grupos de gestantes que são acompanhados pelo PAIF. As gestantes beneficiárias são tanto da zona urbana quanto da zona rural de Picuí.
Os requisitos para que a gestante seja beneficiária do Kit Natalidade são: Participar do Programa Bolsa Família, com parecer social emitido pelo CRAS; Esteja sendo acompanhada pelas equipes de Saúde da Família - Pré-Natal; e ter o cartão de acompanhamento acerca da participação efetiva nas oficinas socioeducativas e de educação em saúde proporcionadas pelo CRAS/PAIF.