Produtoras da Feira Agroecológica de Picuí participam do DIA M DE MULHER

Publicado em 05/12/2019 às 08:35

A 2ª Feira de Serviços e Atendimento às Mulheres – DIA M DE MULHER, evento que faz parte da programação da “Campanha Municipal 16+5 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher” aconteceu na quarta, 04 de dezembro, na Praça João Pessoa, trazendo nesta edição a “Tenda de Degustação”, sob o comando das mulheres que produzem e comercializam na Feira Agroecológica de Picuí, iniciativa da Prefeitura Municipal de Picuí, que acontece todas as sextas-feiras no centro da cidade.

Francisca Aparecida Firmino da Silva, presidente do CEOP (Centro de Educação e Organização Popular), um dos parceiros da Feira Agroecológica de Picuí, ressalta que “as mulheres da Feira Agroecológica são agricultoras e gestoras dos produtos, ou seja, elas mesmas plantam, colhem, preparam e vendem os mais variados tipos de produtos hortifrutigranjeiros, além de alimentos prontos para o consumo. É um grupo de bastante sororidade, tanto que quando uma delas não pode ir para a feira, outra companheira fica responsável pela venda de seus artigos”.

Aparecida Firmino destaca ainda: “o mais importante é o nível de consciência que essas mulheres vêm adquirindo em relação aos alimentos – tanto os que são colocados para venda, quanto os que são consumidos em suas casas -, somando-se a isso à visão de economia solidária do comércio justo, fazendo um contraponto à economia de mercado, abrindo a possibilidade para a economia solidária popular e feminista”. Elas tem a compreensão de que não irão enriquecer vendendo produtos acroecológicos, mas que terão o dinheiro fruto do seu trabalho”, finalizou.

As produtoras que participaram do evento são moradoras das comunidades rurais Lamarão, Quixaba, Caraibeira e Massapê e comercializam seus produtos desde o dia 25 de maio de 2018, data em que teve início a Feira Agroecológica de Picuí. Na “Tenda de Degustação”, as mulheres da Feira Agroecológica distribuíram à população presente ao evento, vários tipos de sucos naturais e de bolos, queijo de qualho, queijo de cabra, doce de leite, cocada, isca de goma, soda, entre outras guloseimas.