Picuienses são Beneficiados com Próteses Dentárias pela Prefeitura Municipal de Picuí

por Kamylla Salusto Publicado em 11/02/2020 às 16:19

A Prefeitura Municipal de Picuí, em parceria com a Secretaria de Saúde, está realizando no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) a distribuição gratuita de próteses dentárias para os moradores do Município, devolvendo a função da mastigação e o sorriso, o que aumenta a autoestima pessoal e a qualidade de vida dessas pessoas. Somente nesta etapa, estão sendo entregues aproximadamente 100 próteses aos pacientes.

Foram realizadas moldagem, plano de cera, prova com dentes e ajustes das próteses. Na oportunidade, estiveram presentes o prefeito constitucional do município, Olivânio Remígio, a Secretária de Saúde, Janaina e a equipe do laboratório de prótese dentária, constituída pelo dentista protesista José Janduhy, pela auxiliar de saúde bucal e pelo técnico em Prótese Dentária, Helder de Lima.

O processo é subdividido em etapas com os devidos procedimentos para realização dos moldes, adequação e instalação das próteses. Na primeira etapa, é realizada a moldagem, na segunda é a prova em cera, na terceira etapa é a prova dos dentes, e a última é a entrega e finalização da prótese, dependendo do desempenho e necessidade do paciente. Ou seja, todo o processo é realizado no período de um a dois meses, a fim de propiciar aos pacientes uma melhor qualidade das próteses e saúde bucal, que é essencial.

SOBRE O PROGRAMA BRASIL SORRIDENTE

A ação de distribuição gratuita de próteses dentárias faz parte do Programa do Governo Federal, intitulado como Brasil Sorridente que tem transformado, de forma significativa, a Atenção da Saúde Bucal no Brasil, garantindo e promovendo campanhas de prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros. Este programa, por sua vez, desenvolve ações para ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito, através do Sistema Único de Saúde (SUS), nos municípios.

Os tratamentos se dão desde os PSF's (Programa de Saúde da Família) - Tratamento, Extração e Limpeza - até os atendimentos realizados na comunidade escolar, bem como a distribuição e implante das próteses dentárias, de acordo com as respectivas necessidades dos pacientes, que por sua vez trata-se da conclusão de todo o processo contemplado pelo Programa Brasil Sorridente.

A Prefeitura Municipal de Picuí, através do Governo da Participação, com o apoio do Governo Federal, tem por finalidade beneficiar quem necessita do serviço, melhorando significativamente a mastigação, a fala e o convívio com as pessoas. Para ser beneficiado pelo Programa de Prótese Dentária, o paciente deve ser encaminhado pela Secretaria de Saúde para o setor, de acordo com a necessidade e com o tratamento odontológico concluído.