Prefeitura Municipal de Picuí Realiza o Pagamento da Bolsa EJA

por Kamylla Salusto Publicado em 15/01/2020 às 13:59

Nos dias 13 e 14 de janeiro de 2020, a Prefeitura Municipal de Picuí, através da Secretaria de Educação, realizou o  pagamento das bolsas referentes aos meses de outubro, novembro e dezembro de 2019 aos beneficiários da Educação de Jovens e Adultos do município de Picuí, totalizando aproximadamente 21 mil reais.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino, que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país. Essa modalidade é destinada a jovens e adultos que não deram continuidade em seus estudos e para aqueles que não tiveram o acesso ao Ensino Fundamental e/ou Médio na idade apropriada.

A Prefeitura Municipal de Picuí, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, tem contribuído de forma significativa com a Educação de Jovens e Adultos – EJA de Picuí, quando dispõe de um olhar diferenciado para esse público, acolhendo de fato seus conhecimentos, interesses e necessidades de aprendizagem.

Durante o ano letivo de 2019, todos aqueles que participaram desta modalidade de ensino buscaram desenvolver com esse público-alvo propostas consideravelmente flexíveis e adaptáveis às diferentes realidades, contemplando temas como a cultura e tudo que por ela perpassa. Tais como: as relações sociais, as necessidades dos alunos e da comunidade, o meio ambiente, a cidadania, o trabalho e o exercício da autonomia crítica.

Welson Araújo, coordenador da EJA em Picuí, considera que tal feito só demonstra o compromisso que o Governo da Participação tem com aqueles que não tiveram oportunidade de acesso à Educação Básica na idade certa e, com isso, busca-se promover, através da oferta de novas possibilidades para os alunos, que estes sejam capazes de se inserirem também no mercado de trabalho, na vida social e nos espaços de decisão, permitindo-lhes a participação, enquanto cidadãos. O coordenador da EJA ainda pontuou que outra importante função desempenhada pela Educação de Jovens e Adultos diz respeito a melhor qualificar, com apelo à formação permanente, voltada a cultivar a solidariedade, a equidade de direitos e o respeito à diversidade.