Prefeitura de Picuí lança o projeto Movimenta Saúde na zona rural e urbana

por Janderye Macedo Publicado em 14/11/2023 às 08:29

Foi lançado na última sexta-feira (10) o projeto Movimenta Saúde, criado pela Secretaria de Saúde e desenvolvido pela equipe eMulti. De acordo com o Ministério da Saúde, as eMulti são equipes compostas por profissionais de saúde de diferentes áreas de conhecimento que atuam de maneira complementar e integrada às demais equipes APS.

De acordo com a secretária de Saúde Janaína Almeida, serão duas equipes atuando no município, uma na zona rural e outra na urbana, que irão cumprir o que determina o objetivo do Ministério que é o atendimento multiprofissional para apoiar a capilaridade da atenção primária, reforçando seu potencial para solucionar a maioria dos problemas de saúde da população.

“Com isso estamos trazendo atendimento e acompanhamento com nutricionista, fisioterapeuta, assistente social e educador físico. Em 2024, iremos inserir o psicólogo na equipe para expandir ainda mais o atendimento a população”, disse Janaína a reportagem do Jornal Municipal.

A saúde preventiva desempenha um papel importante na manutenção da saúde da comunidade, prevenindo doenças, melhorando a qualidade de vida e contribuindo para a sustentabilidade dos sistemas de saúde. É uma abordagem proativa que visa evitar o surgimento de problemas de saúde, em vez de apenas tratá-los quando já estão presentes.