Prefeitura de Picuí distribui leite do “Programa de Aquisição de Alimentos” na Comunidade Várzea Grande

Publicado em 05/08/2023 às 01:55

Na tarde dessa sexta, 04 de agosto, Ranieri Ferreira, secretário municipal de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente, fez entrega de leite do “Programa de Aquisição de Alimentos” e de cestas básicas provenientes do Banco de Alimentos do município, na comunidade rural Várzea Grande. A ação foi acompanhada e fiscalizada pelos vereadores Jean Barros e Diogo Marques, que também ouviram solicitações dos moradores da região.

O Programa de Aquisição de Alimentos – modalidade leite, é executado por meio de convênio do Governo da Paraíba com o Governo Federal. No município de Picuí, o PPA-Leite está sendo gerenciado pela Secretaria de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente e pela Secretaria de Assistência Social, tendo como público-alvo os moradores do Distrito de Serra dos Brandões, do Distrito de Santa Luzia do Seridó e das comunidades rurais: Mato Grosso, Várzea Grande, Mari Preto, Lamarão, Feijão, Quixaba, Serra Baixa, Vertentes e Urubu. O leite também é distribuído na Pousada dos Idosos "Luzia Dantas".

O município de Picuí, quinzenalmente, recebe entre três mil e três mil e quinhentos litros de leite, beneficiando 500 famílias, que recebem de 6 a 7 litros de leite, dependendo da quantidade recebida do produto. O programa tem como objetivo distribuir leite para as famílias de baixa renda, visando contribuir com uma boa alimentação para essas famílias.

O que é o Programa de Aquisição de Alimentos

O Programa de Aquisição de Alimentos – modalidade leite, executado pela Gerência Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, atualmente atende 82 municípios paraibanos, beneficiando cerca de 30 mil famílias que recebem diariamente esse produto para minimizar os impactos da insegurança alimentar e nutricional. Essa ação envolve aproximadamente 1.100 produtores rurais e nove usinas de beneficiamento de leite.

O Programa é resultante de um convênio entre os Governos Federal e Estadual, e tem como objetivo incentivar a produção e o consumo de leite, sobretudo o fortalecimento da cadeia produtiva por meio da geração de renda do agricultor e o abastecimento familiar com a distribuição gratuita do leite para as famílias inscritas no CadÚnico.

Ascom/PMP

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social e Combate à Fome