Prefeitura de Picuí abre semana municipal de leitura 2023

por Janderye Macedo Publicado em 21/11/2023 às 11:00

Com o tema “Histórias que celebram raízes: a literatura afro-brasileira em foco”, foi dado início nesta segunda-feira (20) a semana municipal de leitura 2023. O evento acontece de forma simultânea em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino.

A programação se estende até a sexta-feira (24) com o lançamento do livro Laços da Vida em Cordel, dos autores Alveriano Dias e Gorete Lira no auditório municipal. Mas durante os demais dias, espetáculos afro poéticos, mostras culturais e exposições estarão acontecendo seguindo uma programação vasta e de grande riqueza cultural desenvolvida entre a comunidade escolar e onde ela está inserida.

Durante toda a semana também, alunos e professores estarão participando do Jornal Municipal no rádio e internet com leitura de textos que fazem alusão ao tema da semana de leitura. Na quarta-feira (22) e quinta-feira (23), acontecerá a mostra Ler, Apreciar e Encantar no anfiteatro do centro de convivência Pedro Tomás Dantas a partir das 19h.

A importância da literatura afro-brasileira nas escolas é multifacetada e abrange diversos aspectos educacionais, culturais e sociais. Ela oferece uma representação mais ampla da diversidade étnica e cultural do Brasil, permitindo que os alunos afrodescendentes se vejam refletidos nas histórias e personagens que estudam. Isso contribui para fortalecer a identidade e autoestima desses estudantes.

A inclusão da literatura afro-brasileira nas escolas não apenas atende à necessidade de representatividade, mas também desempenha um papel fundamental na promoção da igualdade, na desconstrução de preconceitos e na formação de cidadãos culturalmente conscientes e socialmente engajados.

Veja todas as imagens do evento clicando aqui.