Prefeitura de Picuí Realiza Abertura Oficial da Semana Pedagógica 2021

por Kamylla Salusto Publicado em 02/02/2021 às 10:52

Na manhã desta terça-feira (02/02), a Prefeitura Municipal de Picuí - Governo da Participação, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, realizou a cerimônia oficial de abertura da Semana Pedagógica 2021, que acontece entre os dias 1 e 5 de fevereiro. A Semana Pedagógica é realizada anualmente com a participação de profissionais do magistério, de serviço e apoio escolar da Rede Municipal de Ensino. Tem como objetivo discutir a importância da escola pública, a organização do trabalho pedagógico e as temáticas do cotidiano escolar. Neste ano, a temática abordada trata-se das “Inovações na Prática Pedagógica: A reinvenção da ação docente, visando contextualizar a educação com o atual cenário mundial, em decorrência da pandemia do COVID-19.”

A cerimônia aconteceu online, de modo que foi transmitida virtualmente para todos os professores e profissionais da Educação Municipal. Estiveram presentes, o Prefeito Constitucional de Picuí, Olivânio Remígio, a Secretária de Educação, Cultura e Desporto, Guia Lucena, a Secretária de Assistência Social, Keiles Lucena, representando o corpo docente do município, a professora Adriana Lucena e os vereadores Jean Barros e Ranieri Ferreira.

O Prefeito Olivânio Remígio ressaltou os inúmeros desafios enfrentados pela Educação picuiense, em 2020, tendo que se reinventar através do Ensino Remoto, a fim de cumprir com os seus objetivos e que a Semana Pedagógica traz a importância de promover momentos de construção do conhecimento para melhor capacitação e diálogo entre os professores e equipe escolar, visando proporcionar um desempenho positivo no ano letivo que está prestes a ser iniciado.

Para a Secretária Guia Lucena, a Semana Pedagógica trata-se de um momento relevante para os profissionais da Educação, visto que estes são preparados, por meio de formações, capacitações com oficinas socioeducativas e multifuncionais, a fim de melhorar consideravelmente o desempenho destes com as ferramentas digitais, de modo a utilizarem estas como facilitadoras e mediadores no processo de ensino-aprendizagem, de forma remota. A secretária apresentou um pouco as diretrizes operacionais para 2021 e suas respectivas implicações na Educação do município.

Após esse momento, a Secretaria de Educação prestou uma homenagem a professora Francinete Cunha (In memoriam), e os alunos da EMEF Ana Maria Gomes, David Oliveira dos Santos e Davidson Oliveira dos Santos, realizaram uma apresentação cultural - Dueto de Violinos, emocionando a todos os presentes.

Vale ressaltar que a programação da Semana Pedagógica 2021 acontece de forma online, por meio do canal oficial do You Tube da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto e que os professores e demais profissionais da Educação podem acompanhar pela plataforma virtual Google Meet, em salas pré definidas pela organização geral do evento.

A Palestra 1 da Semana Pedagógica 2021, está acontecendo neste momento e versa sobre "Inovações na Prática Pedagógica: A Reinvenção da Ação Docente", ministrada por Rilma Suely de Souza Melo, pedagoga e historiadora. professora, formadora, palestrante, membro da UNCME/PB, assessora técnica da UNDIME-PB, elaboradora da BNCC/MEC, coordenadora do Currículo do Estado da Paraíba.

Logo após a palestra, será aberto espaço para que os professores e profissionais da educação municipal possam debater acerca da importante temática abordada.
Confira, a seguir a programação completa da Semana Pedagógica 2021: