Prefeito de Picuí e secretário de Finanças participam de reunião em Brasília para tratar acerca do piso salarial da Enfermagem

por Kamylla Salusto Publicado em 31/05/2023 às 11:01

Nesta última terça-feira (30), o prefeito de Picuí, Olivânio Remígio, e o secretário de Finanças, Márcio Renato, estiveram em Brasília participando de reunião com prefeitos e prefeitas de todo o Brasil, para discutir o financiamento do piso da enfermagem, além de pautas administrativas junto ao Congresso Nacional e ministérios do Governo Federal.

Aproximadamente mil prefeitos participaram em Brasília nesta terça-feira (30) da reunião para discussão do financiamento permanente para o pagamento do piso salarial da enfermagem. A mobilização é organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e conta com agenda na sede da organização e no Congresso Nacional.

Na pauta dos prefeitos está à reivindicação pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 25/2022, que aumenta em 1,5% o repasse de verbas da União ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O projeto é de autoria do deputado federal Hildo Rocha (MDB-MA) e é visto pela CNM como uma medida necessária para que as prefeituras consigam arcar com o pagamento do piso salarial da enfermagem.

Para o prefeito Olivânio, a união dos prefeitos é essencial para se estabelecer uma fonte permanente de financiamento aos municípios para possibilitar o pagamento do piso salarial da enfermagem. “Nenhum de nós é contra o piso, mas a gente precisa torná-lo viável", acrescentou o prefeito.

Na última semana, o prefeito Olivânio Remígio se reuniu com o procurador jurídico do município, Dr. Joagny Augusto, a secretária de Saúde, Janaína Almeida, e enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem para discutir a implantação do piso da enfermagem e os encaminhamentos foram pautados em Brasília.