Prefeito de Picuí e Secretárias de Assistência Social, Educação e Saúde Participaram da XXIV Marcha dos Prefeitos em Brasília

por Kamylla Salusto Publicado em 31/03/2023 às 08:41

Nesta semana, entre os dias 27 e 30 de março, o prefeito constitucional de Picuí, Olivânio Remígio, a primeira dama e coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Adriana Lucena, a secretária de Assistência Social, Keiles Lucena, a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Guia Lucena, e a secretária de Saúde, Janaína Almeida, estiveram participando da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Os vereadores picuienses Tony Henriques e Jozelma Dantas também participaram.

Na oportunidade, o prefeito de Picuí e as secretárias municipais estiveram participando de uma série de palestras, momentos de compartilhamento de experiências e discussões de pertinência pública, pautando os desafios enfrentados e reivindicando melhorias que possam atender as necessidades do município.

A Marcha dos Prefeitos, considerada a maior da história, teve como principal objetivo fomentar o debate acerca da autonomia municipal, a descentralização do poder e o fortalecimento dos municípios brasileiros e contou com aproximadamente 11 mil participantes. Dentre os principais representantes dos Poderes, esteve presente, contribuindo significativamente nas discussões, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Na ocasião, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, entregou os estudos que apresentam as dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais, bem como também as suas respectivas propostas de enfrentamento.

Durante a semana, o prefeito de Picuí, Olivânio Remígio, esteve visitando os gabinetes dos deputados federais Luiz Couto, Wilson Santiago e Dr. Damião Feliciano, bem como também esteve dialogando em uma audiência oficial com o senador Veneziano Vital. Na oportunidade, o senador Veneziano garantiu uma emenda parlamentar de 1 (um) milhão de reais para recapeamento asfáltico das vias da cidade, além de outras ações que serão inseridas no Orçamento Geral da União. Os deputados federais reafirmaram o compromisso com a população picuiense, em contribuir de forma significativa, com investimentos em prol do crescimento e desenvolvimento do município.

Considerando a importância destas reuniões oficiais, o prefeito Olivânio compartilhou na última quarta-feira, em suas redes sociais, a notícia de que as emendas parlamentares destinadas ao município, do ex deputado federal, Frei Anastácio, no valor de R$ 600.000,00 e do deputado federal, Dr. Damião Feliciano, no valor de R$ 250.000,00, empenhadas em 2022, foram liberadas, a partir da reorganização do Governo Federal. Segundo o prefeito, este recurso será investido na Infraestrutura urbana e rural de Picuí.