Notícia

Posse dos novos membros do Conselho Municipal do Idoso para o biênio 2024-2026

por AssCom/PMPicuí Publicado em 04/04/2024 às 02:55

Na tarde da segunda-feira (01/04) aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, a posse dos novos membros do Conselho Municipal do Idoso para o biênio 2024-2026. O Conselho está vinculado à Secretaria de Assistência Social e tem a finalidade de deliberar, formular, fiscalizar e controlar as políticas públicas e ações voltadas para a pessoa idosa no município. Contamos com a presença da Secretária de Assistência Social, Keiles Lucena e a Coordenadora da Vigilância Socioassistencial, Rejane Miranda.

 

A ex-presidente, Celiana Araújo, deu as boas-vindas aos presentes e enfatizou a importância do Conselho, ao tomar posse, o conselheiro/a assume um grande desafio, que é o de contribuir para com uma sociedade mais transparente e justa. E que conselheiros/as empossados para o novo mandato no Conselho Municipal do Idoso sejam participativos, disponíveis e comprometidos com a Política Municipal do Idoso, aonde o conselho é um espaço de participação democrática que realiza diversas ações, por meio de articulação e diálogo com as demais instâncias de controle social e os gestores da administração pública direta e indireta.

 

A secretária de Assistência Social Keiles Lucena e a Coordenadora da Vigiliância Socioassistencial, Rejane Miranda, falaram do papel do Conselho ao fazer a junção da sociedade civil com a gestão pública e definir políticas que atendam às demandas dessa fase da vida da população no município, sendo que a gestão governamental, procura garantir o direito das pessoas idosas ao incorporar várias ações e atitudes nessa direção através dos projetos e assim se tornar, cada vez mais, um município Parceiro do Idoso. Acreditam que o trabalho dos conselheiros se renova a cada dia na tarefa de acompanhar as iniciativas em andamento, lançando editais no conselho, para ampliar os programas e projetos que atendam as pessoas idosas em todo município, tanto na zona rural quanto na zona urbana, enfatizou.

 

O Conselho Municipal do Idoso é constituído por 16 conselheiros/as, tendo a seguinte composição para o biênio 2024-2026:

 

TITULARES e SUPLENTES:

Neuma Dantas de Lima Cândido e Lo-Ruama de Lima Jacinto – representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social;

Leomar Ribeiro Oliveira da Silva e Nikaelle Bruna da Silva Souza – representantes da Secretaria Municipal de Saúde;

Maria da Conceição Pereira Silva e Maria Valnice Medeiros Costa – representantes da Secretaria Muniicpal de Educação, Cultura e Desporto;

Teresinha da Silva Souza Oliveira e José Ferreira dos Santos – representantes do Instituto de Previdência Social dos Servidores da Prefeitura de Picuí-IPSEP;

Udenilson da Silva Silveira e Maria Ademária Souto Dantas – representantes da Pousada dos Idosos “Luzia Dantas”;

Carmeracilda do Carmo Dantas Hortins de Macedo e Maria Severina da Costa Araújo – representantes da Paróquia de São Sebastião de Picuí;

Maria de Lourdes do Amaral Costa e Maria do Socorro Dantas de Souza – representantes do Sindicato dos Trabalhadores  Rurais de Picuí;

Francisca Maria da Silva Barros e Irene Diniz dos Santos – representantes do Usuários da Politica Municipal de Assistência Social da Pessoa Idosa. 

 

Após a cerimônia de posse, os membros do Conselho Municipal do Idoso/CMI, passaram a deliberar sobre a eleição da diretoria do referido conselho, que ficou assim constituído: Presidente – Neuma Dantas de Lima Cândido; Vice-Presidente – Udenilson da Silva Silveira e Secretária – Carmeracilda do Carmo Dantas Hortins de Macedo.